Fuzhou – A Província de Fujian, no leste da China, realocou 156,8 mil residentes desde as 7h desta quinta-feira devido à aproximação do tufão Gaemi, o terceiro deste ano, informaram as autoridades locais.
Ao mesmo tempo, 73 rotas de balsas de passageiros ao longo da costa da província foram suspensas e 97 voos foram cancelados.
Mais de 29 mil pessoas que trabalhavam em balsas de produção de peixes ao longo da costa foram evacuadas para a praia, 733 barcos de pesca se abrigaram nos portos e cerca de 3,2 mil pessoas a bordo foram evacuadas para a terra firme, de acordo com o escritório provincial de controle de inundações.
O tufão atingiu o distrito de Yilan, no leste de Taiwan, por volta da meia-noite de quinta-feira, deixando dois mortos e 201 feridos. Atualmente, a previsão é que ele se desloque para noroeste a uma velocidade estimada de até 15 quilômetros por hora.
Espera-se que o tufão atinja a costa de Lianjiang a Xiuyu, em Fujian, entre a tarde e a noite de quinta-feira, e que continue a se deslocar para o interior, em direção ao norte.
Influenciados pelo tufão, das 6h de quarta-feira às 6h de quinta-feira, 104 vilas em 20 distritos de Fujian registraram uma precipitação acumulada superior a 50 milímetros, entre os quais 25 vilas ultrapassaram 100 milímetros. A maior foi registrada na vila de Guanyang, na cidade de Fuding, atingindo 178,7 milímetros, disseram as autoridades meteorológicas locais.