Beijing – O chefe do Legislativo chinês, Zhao Leji, conversou com a presidente do Parlamento Centro-Americano, Silvia García, em Beijing, na quarta-feira.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que em agosto do ano passado, o Parlamento Centro-Americano tomou uma decisão histórica de revogar o status de observador permanente do órgão legislativo de Taiwan e aceitar a APN como observador permanente. Isso mostra novamente que o princípio de Uma Só China é a norma universalmente reconhecida pela comunidade internacional, a aspiração do povo e a tendência dos tempos.
No ano passado, os intercâmbios e a cooperação entre a APN da China e o Parlamento Centro-Americano foram sólidos e eficazes, com um bom impulso de desenvolvimento. Zhao disse que a visita da delegação do Parlamento Centro-Americano à China aumentará ainda mais o nível de intercâmbio e cooperação entre os dois lados.
A China está pronta para trabalhar com o Parlamento Centro-Americano para traçar a direção da cooperação e estabelecer uma base sólida para o crescimento constante das relações bilaterais, afirmou ele.
Zhao pediu que os dois lados consolidem continuamente a confiança política mútua. Ele acrescentou que a China aprecia muito a adesão do Parlamento Centro-Americano ao princípio de Uma Só China e continuará a apoiar firmemente os esforços do Parlamento Centro-Americano no fortalecimento do diálogo entre os Estados membros, na promoção do desenvolvimento comum, na defesa do multilateralismo e no avanço da integração regional.
Os dois lados precisam intensificar os intercâmbios em vários níveis e por meio de vários canais, promover intercâmbios e cooperação amigáveis, fortalecer a comunicação política e compartilhar experiências sobre desenvolvimento de alta qualidade, redução e alívio da pobreza, proteção ecológica e ambiental, realizar a cooperação em partidos políticos, ciências humanas e governos locais e promover conjuntamente o desenvolvimento das relações entre a China e os países regionais, disse Zhao.
Ele acrescentou que os dois lados também devem fortalecer a coordenação em organizações multilaterais, como a União Interparlamentar e o Parlamento Latino-Americano, para proteger conjuntamente os direitos e interesses dos países em desenvolvimento.
A questão de Taiwan diz respeito à soberania e à integridade territorial da China e é o centro dos interesses do país, enfatizou Zhao. Ele conclamou o Parlamento Centro-Americano a continuar a respeitar firmemente o princípio de Uma Só China, a se opor a todas as formas de “independência de Taiwan” e a apoiar os esforços do governo chinês para alcançar a reunificação nacional.
Zhao também forneceu informações relevantes sobre a terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh. Ele acrescentou que a China está disposta a fortalecer o intercâmbio e o aprendizado mútuo com o Parlamento Centro-Americano em questões como reforma, abertura e modernização e contribuir para o desenvolvimento dos respectivos países e regiões.
García e os membros da delegação disseram que o estabelecimento de relações amistosas entre o Parlamento Centro-Americano e a APN da China, em agosto do ano passado, é a aspiração do povo e tem um significado histórico. O fortalecimento da solidariedade e da cooperação entre os países da América Central e a China é propício para aproveitar as oportunidades e alcançar o desenvolvimento e a prosperidade.
O Parlamento Centro-Americano adere ao princípio de Uma Só China e apoia os esforços da China para alcançar a reunificação nacional. Ele está disposto a aprender com a experiência de desenvolvimento da China, aprofundar os intercâmbios com a APN da China e ajudar os países regionais e a China a cooperar em política, economia, cultura, educação, energia renovável e outros campos, além de promover a cooperação Sul-Sul, disseram eles.