Beijing – A China registrou seu maior aumento na produção de grãos em nove anos neste verão, impulsionado por uma colheita abundante de trigo, disse uma autoridade na quarta-feira.
Han Jun, chefe do Partido do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da China, disse em uma coletiva de imprensa que 346 milhões de mu (23 milhões de hectares) de trigo foram colhidos neste verão, um aumento de 475 mil mu ante a alta base do ano passado.
O rendimento por mu de trigo aumentou 2,6% anualmente, ou 10 quilos, marcando o maior crescimento nos últimos cinco anos, disse Han.
Garantir a segurança alimentar tem estado no topo da agenda da China. Uma série de medidas foi implementada para melhorar a produção de grãos nos últimos anos, incluindo a construção de mais terras agrícolas de alto padrão e a promoção de tecnologias agrícolas.
A produção de grãos de verão deste ano totalizou 149,78 milhões de toneladas, atingindo um novo recorde. O número do ano inteiro permaneceu acima de 650 milhões de toneladas pelo nono ano consecutivo em 2023.
Em particular, mais energia foi direcionada para a produção de soja, resultando em um aumento de quase 4 pontos percentuais em sua taxa de autossuficiência nos últimos dois anos, disse Han, acrescentando que houve uma oferta abundante de uma ampla gama de produtos agrícolas, incluindo carne, fruta e chá.
Com várias regiões produtoras de grãos sofrendo com secas ou inundações, Han enfatizou a necessidade de medidas imediatas para mitigar o impacto nas colheitas de outono, que representam três quartos da produção anual.
Muitos técnicos e funcionários agrícolas foram enviados às aldeias para fornecer serviços precisos e direcionados aos agricultores, disse Han.