Guangzhou – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, na cidade de Guangzhou, no sul da China, na quarta-feira, dizendo que ambos os lados devem fortalecer a cooperação prática em vários campos.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), disse que a terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh iniciou uma nova rodada de aprofundamento integral da reforma. A promoção abrangente da modernização chinesa pela China trará novas oportunidades para pessoas de todos os países, acrescentou Wang.
Observando que a Ucrânia foi um dos primeiros países a apoiar e participar da Iniciativa Cinturão e Rota, Wang disse que a China tem sido o maior parceiro comercial da Ucrânia e o maior destino de exportação de produtos agrícolas ucranianos nos últimos anos. No primeiro semestre de 2024, o volume de comércio bilateral registrou um ímpeto de crescimento rápido, mostrando o espaço e o potencial da cooperação bilateral.
Os dois lados devem capitalizar o papel dos mecanismos de cooperação bilateral e fortalecer a cooperação prática em vários campos, disse ele, acrescentando que a China continuará a expandir as importações de grãos da Ucrânia e manter conjuntamente canais logísticos suaves e segurança alimentar internacional.
Wang agradeceu ao lado ucraniano por sua assistência na evacuação de cidadãos chineses, especialmente estudantes internacionais, no estágio inicial do conflito na Ucrânia, e expressou a esperança de que a Ucrânia continue a tomar medidas eficazes para garantir a segurança do pessoal e das instituições chinesas na Ucrânia.