Beijing – O Partido Comunista da China (PCCh) revelou um conjunto abrangente de reformas em um documento adotado em uma importante reunião sobre políticas concluída em 18 de julho.
A decisão sobre o maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa detalha planos de reforma meticulosamente elaborados, que terão um impacto profundo no futuro da segunda maior economia do mundo.
Em novembro de 2023, o Birô Político do 20º Comitê Central do PCCh decidiu que a terceira sessão plenária exploraria principalmente o tema de um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa.
Para facilitar tal objetivo, foi criado um grupo de elaboração de documentos, liderado por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh.
Xi destacou diretamente que o tema escolhido serviria como uma forte mensagem para o público nacional e internacional, ressaltando o compromisso inabalável da China com a reforma e a abertura.
No fim de novembro do ano passado, o Comitê Central do PCCh emitiu uma circular para solicitar opiniões sobre a agenda da terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh dentro do Partido. Também foram solicitadas as opiniões e sugestões de algumas personalidades não pertencentes ao PCCh.
(Xinhua/Mao Siqian)
Para tornar as medidas de reforma mais direcionadas e orientadas aos problemas, o grupo de redação realizou extensas pesquisas e estudos.
O processo de elaboração da resolução levou mais de sete meses.
Em 8 de dezembro de 2023, Xi presidiu a primeira reunião do grupo de redação do documento, iniciando oficialmente este trabalho.
Naquele mês, o grupo de redação iniciou a pesquisa sobre 38 assuntos-chave que envolveram 55 departamentos centrais e agências relevantes e resultou posteriormente em 78 relatórios de pesquisa. O grupo também enviou 16 equipes a várias regiões e departamentos para realizar estudos.
As opiniões dos líderes do Partido e do país, bem como dos principais funcionários de nível provincial e ministerial, foram registradas como relatórios de entrevistas exclusivas, e cada um dos relatórios foi revisado por Xi.
Xi demonstrou a esperança de que tal resolução desempenhe um papel abrangente e orientador no maior aprofundamento integral da reforma, dê destaque às áreas principais e se concentre nas principais medidas de reforma que são de importância estratégica para a modernização chinesa.
O texto do projeto da resolução foi distribuído em 7 de maio a membros selecionados do Partido para consulta.
Em 20 de maio, Xi presidiu um simpósio para ouvir as opiniões e sugestões de personalidades não pertencentes ao PCCh sobre a resolução.
Alguns dias depois, ele convocou outro simpósio com a participação de acadêmicos e representantes de empresas estatais, empresas privadas e empresas estrangeiras quando inspecionou a Província de Shandong, no leste da China. Xi ouviu pontos de vista e opiniões sobre vários assuntos.
Até 30 de maio, foram reunidas 1.911 sugestões de várias regiões, departamentos e setores. Em consequência, um total de 221 revisões foram feitas.
Durante o processo de elaboração, Xi convocou uma série de reuniões do Birô Político do Comitê Central do PCCh e de seu Comitê Permanente.
Ele também estudou e editou cada versão do projeto da resolução e deu instruções importantes.
(Xinhua/Chen Sihan)
O 20º Comitê Central do PCCh iniciou sua terceira sessão plenária na manhã de 15 de julho.
Durante a sessão, Xi fez um esclarecimento sobre o projeto de resolução, e os participantes do plenário, incluindo 199 membros e 165 membros suplentes do Comitê Central, foram divididos em 10 grupos para realizar trocas e discussões aprofundadas sobre a revisão do projeto, com 205 sugestões propostas.
Na noite de 17 de julho, Xi presidiu uma reunião do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, onde os participantes ouviram relatórios sobre as discussões e propostas de revisão antes de decidirem fazer 25 revisões no texto final.
Na manhã de 18 de julho, a versão revisada foi submetida ao plenário para solicitar opiniões. Com mais duas revisões sendo feitas, o projeto da resolução foi finalizado.
Com foco no avanço da modernização chinesa e na implementação dos planos estratégicos feitos pelo 20º Congresso Nacional do PCCh, a resolução tem 60 subseções.
Servindo como uma declaração de objetivos e um roteiro para superar desafios, a resolução pede a “garantia da implementação de reformas com perseverança implacável”.
A resolução, que estabelece os planos estratégicos para um maior aprofundamento integral da reforma, será traduzida em forças poderosas que promoverão a modernização chinesa.