Nanjing – Zhou Zhilin, que sobreviveu ao Massacre de Nanjing, faleceu em 20 de julho, aos 99 anos de idade, deixando o número de sobreviventes vivos registrados para 32, disse o Salão Memorial das Vítimas do Massacre de Nanjing pelos Invasores Japoneses nesta segunda-feira.
O Massacre de Nanjing ocorreu quando as tropas japonesas capturaram a então capital chinesa em 13 de dezembro de 1937. Ao longo de seis semanas, mataram cerca de 300 mil civis chineses e soldados desarmados em um dos episódios mais bárbaros da Segunda Guerra Mundial.
Zhou nasceu em dezembro de 1925. Quando o Massacre de Nanjing aconteceu, Zhou, com 12 anos, e seu tio encontraram um esquadrão de soldados japoneses numa aldeia na vila de Qilin, em Nanjing. Em um momento de desespero, os dois se esconderam na grama perto de um lago, onde seu tio foi tragicamente morto a golpes de baioneta por soldados japoneses. Zhou sobreviveu fingindo-se de morto.
Zhou se lembra de ter tido três dessas experiências de quase-morte durante o Massacre de Nanjing.
O governo chinês preservou os testemunhos dos sobreviventes em transcrições escritas e em vídeo. Os documentos sobre o massacre foram listados pela UNESCO no Registro da Memória do Mundo em 2015.