Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e membros da ASEAN estabelecem aliança de inovação científica e tecnológica sobre durians

(240721) -- SANYA, July 21, 2024 (Xinhua) -- A staff member checks the ripeness of a durian at a durian base in Sanya City, south China's Hainan Province, July 20, 2024. Recently, the domestically grown durians in Sanya City, south China's Hainan Province, have entered the market season. As the world's largest importer and consumer of durians, China has long relied on imports to meet its demand for durians. In recent years, with breakthroughs in cultivation technology, Sanya City, as the main production area of domestic durians, has been continuously developing the durian industry. By expanding the durian planting scale, promoting durian planting techniques, opening stores for selling domestic durians, and establishing durian brands, Sanya has walked on a path to promote rural revitalization. (Xinhua/Pu Xiaoxu)

Haikou – A China está promovendo a inovação científica e tecnológica e a cooperação internacional na indústria de durians ao estabelecer no último sábado uma aliança entre a Academia de Ciências Agrícolas de Hainan (HNAAS, na sigla em inglês) e as principais associações da indústria de durians nos Estados-membros da ASEAN.

   A Aliança de Inovação em Ciência e Tecnologia sobre Durians China-ASEAN visa estabelecer uma plataforma de inovação científica e tecnológica aberta, inclusiva e mutuamente benéfica e promover a cooperação entre a China e a ASEAN em tecnologia de plantio de durians, tecnologia de melhoramento de variedades, tecnologia de processamento profundo e inovação da cadeia industrial.

   Liu Zuokai, secretário do grupo de membros dirigentes do Partido na HNAAS, disse que a aliança ajudará a China e os Estados-membros da ASEAN a alavancar suas vantagens industriais regionais e a desempenhar um papel ativo na pesquisa e inovação colaborativas, produção e processamento, treinamento de pessoal e promoção do mercado consumidor.

   A aliança foi estabelecida no Seminário da Indústria de Durian China-ASEAN 2024, realizado de 19 a 21 de julho em Sanya, da Província de Hainan, sul da China.

   Em 2019, Hainan realizou o plantio experimental em larga escala de mudas de durian, e Sanya em 2023 viu sua produção de durian atingir aproximadamente 50 toneladas, marcando o primeiro lote de durians plantados internamente colhidos em grande escala. Este ano, a área de plantio de durians em Hainan cresceu para quase 40.000 mu (2.667 hectares), com produção prevista para chegar a 250 toneladas. A fruta tropical é nativa da Ásia e se assemelha à jaca.

Sair da versão mobile