Por Dana Halawi
Beirute – Mais de 200 pessoas se reuniram na noite de quinta-feira na sede da Impex, uma concessionária de automóveis no norte de Beirute, para ver o lançamento de dois veículos elétricos (EVs) chineses da Zeekr, uma marca chinesa de veículos elétricos.
Os dois modelos são ZEEKR 001 e ZEEKR X, um Shooting Brake e um SUV compacto, ambos projetados no Global Design Center da Zeekr em Gotemburgo, Suécia.
No evento, representantes da Impex e da Zeekr mostraram confiança no crescente mercado de EVs na região.
“Acreditamos que há um enorme potencial para EVs nesta região”, disse à Xinhua, Wang Hao, diretor-geral regional da Zeekr.
“Muitos países dessa região promovem a tendência dos EVs como parte da sua visão de longo prazo, como nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita”, acrescentou Wang.
O Líbano é um mercado importante para a Zeekr devido à sua localização na intersecção entre a Ásia e a Europa, à diversidade da sua cultura e à consciência e apreciação das pessoas pelas tecnologias avançadas, destacou o diretor-geral.
Pessoas testam carro elétrico chinês, Zeekr, durante seu lançamento em Beirute, Líbano, no dia 18 de julho de 2024. (Xinhua/Bilal Jawich)
Farid Homsi, vice-presidente e gerente-geral da Impex, disse à Xinhua que a geografia do Líbano é favorável aos veículos elétricos, já que o país é pequeno e tem muitas montanhas.
“Quando as pessoas descem a montanha com seus EVs, a bateria recarrega até 30%, o que é uma grande vantagem”, disse Homsi, acrescentando que os EVs estão isentos de taxas aduaneiras no Líbano e podem ajudar as pessoas a economizar com os altos custos de gasolina e manutenção.
O ministro da Economia e Comércio libanês, Amin Salam, disse à Xinhua que a colaboração entre a Impex e a Zeekr ajudará o Líbano a alcançar o resto do mundo no domínio dos EVs, uma prioridade atual para reduzir a dependência do petróleo e do gás.
“Estamos orgulhosos de ter esses EVs no Líbano e esperamos ver os clientes gostando de conduzi-los. Queremos melhorar nossa infraestrutura para fornecer estações de carregamento em todo o Líbano, assim as pessoas ficarão mais interessadas em comprá-los”, disse o ministro, com otimismo para a potencial colaboração entre o Líbano e a China em outras tecnologias.