Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Entusiasmo por viagens entre China e França aumenta em meio à febre olímpica

Por Hu Tao e Chen Chen

Beijing – Os dados de viagens indicam um aumento no entusiasmo pelas viagens entre a China e a França, incentivado pela febre olímpica e pelas medidas de facilitação para viagens.

O número de voos e reservas de viagens entre os dois países aumentou evidentemente, já que os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 coincidem com o 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas sino-francesas.

De 18 de abril a 17 de julho, um total de 1.245 voos diretos foram operados entre a parte continental da China e a França, um aumento anual de 127%, e o pico diário atingiu 18 voos até o momento este ano, de acordo com a VariFlight, uma empresa chinesa provedora global de serviços de inteligência sobre dados de aviação.

Paris está, sem dúvidas, no topo da lista de destinos da França, com 1.231 voos diretos entre o território chinês e Paris de 18 de abril a 17 de julho. O número representa um aumento de 124% em comparação com o ano anterior, mostraram os dados da VariFlight.

Wang Zhichao, jovem professor em uma universidade de Beijing, agora está conhecendo a França em uma viagem de um mês que começa em Paris e inclui destinos icônicos como Brittany, Bordeaux, Toulouse e Provença.

“Uma viagem especial para guardar na memória”, disse Wang, “Eu fui estudante estrangeiro na França. Agora, é um bom momento, já que este ano marca o 60º aniversário dos laços diplomáticos entre os dois países”.

Menino em despedida do panda gigante Yuan Meng em frente ao Zoológico Beauval em Saint-Aignan, França, no dia 25 de julho de 2023. (Xinhua/Gao Jing)

Assim como Wang, cada vez mais turistas chineses são atraídos por viagens envolventes na França. Os Jogos Olímpicos serão uma grande oportunidade para eles aproveitarem passeios pela cidade, festivais e atividades culturais, culinária e outros aspectos da vida diária.

Em 11 de julho, os pedidos de passagens aéreas para Paris durante o período de 20 de julho a 20 de agosto foram 2,3 vezes maiores do que no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do provedor de serviços de viagens on-line Qunar.

Segundo dados da plataforma de viagens Ctrip, durante o período das Olimpíadas de Paris, o número de viajantes independentes para França aumentará cinco vezes em relação ao ano anterior.

“O entusiasmo dos turistas chineses em viajar para França e outros países europeus foi despertado por várias atividades do Ano da Cultura e do Turismo China-França, além da Taça da Europa, pelos Jogos Olímpicos de Paris e por outros eventos desportivos”, disse Wang Yalei, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ctrip.

Segundo Wang, os passeios europeus que abrangem a França e os países vizinhos são muito populares, como os itinerários que combinam visitas a França, Itália, Alemanha e Suíça.

“Medidas para maior facilitação de viagens são importantes pois impulsionam a comunicação, especialmente para o aumento das trocas econômicas e comerciais entre a China, a França e outros países europeus”, disse Gong Yiting, diretor de branding e relações públicas da VariFlight.

Visitantes em exposição no Museu do Palácio de Beijing, capital da China, no dia 1º de abril de 2024. A exposição “A Cidade Proibida e o Palácio de Versalhes: Intercâmbios entre a China e a França nos Séculos 17 e 18” foi realizada no Museu do Palácio em Beijing de 1º de abril a 30 de junho de 2024, exibindo cerca de 200 relíquias culturais. (Xinhua/Jin Liangkuai)

O ano de 2024 também marca o Ano da Cultura e do Turismo China-França.

Na França, o Aeroporto Charles de Gaulle de Paris está se estabelecendo como um aeroporto amigável para os turistas chineses.

O aeroporto está empenhado em promover continuamente a experiência de viagem dos turistas chineses através do uso de placas em chinês, da introdução de serviços mais amigáveis ​​para os viajantes chineses, da modernização dos terminais e muito mais.

Em 2 de julho, a China Eastern Airlines lançou uma nova rota aérea ligando Shanghai, na China, com Marselha, na França, marcando a inauguração do primeiro voo regular direto de passageiros entre a China e o sul da França.

Anteriormente, os viajantes da China para Marselha precisavam fazer conexão por um terceiro país. Espera-se que a abertura da nova rota aérea impulsione ainda mais o turismo e o intercâmbio econômico e cultural entre os dois países e cidades.

“Cada vez mais medidas de facilitação de viagens estão servindo como impulso para estimular mais viagens, comunicações e intercâmbios”, disse Gong.

(Repórteres da Xinhua que também contribuíram para a matéria: Duan Xu, Yao Shi e Wang Fan.)

Sair da versão mobile