Los Angeles – O casal de pandas que chegou ao Zoológico de San Diego vindo da China no início deste verão fará sua tão aguardada estreia pública em 8 de agosto, anunciou na sexta-feira a Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego.
Yun Chuan e Xin Bao desembarcaram na Califórnia vindos da China em 27 de junho para uma cooperação internacional de proteção de pandas gigantes de 10 anos com o Zoológico de San Diego, marcando uma nova rodada dessa colaboração entre as duas nações. Os dois são os primeiros pandas a entrar nos Estados Unidos em 21 anos.
“Estamos felizes em apresentar Yun Chuan e Xin Bao à nossa comunidade do Zoológico de San Diego”, disse Paul Baribault, presidente e CEO da Aliança de Vida Selvagem do Zoológico de San Diego, em comunicado à imprensa, acrescentando que “nossos mais novos residentes trarão alegria aos nossos visitantes e simbolizam o espírito duradouro dos esforços internacionais de conservação”.
“Juntamente com nossos parceiros, continuamos fazendo progressos significativos para garantir um futuro promissor para esta espécie icônica”, acrescentou ele.
Yun Chuan é um macho de quase cinco anos, identificável por seu nariz longo e pontudo. Em 2007, sua mãe, Zhen Zhen, foi o quarto filhote que nasceu no Zoológico de San Diego. Xin Bao é uma fêmea de quase quatro anos de idade, mais reconhecida por seu grande rosto redondo e orelhas grandes e fofas.
Desde sua chegada no final de junho, a dupla tem se aclimatado ao espaço no recém-reimaginado Panda Ridge, segundo o zoológico.
O espaço inovador é quatro vezes maior que o antigo habitat dos pandas do Zoológico de San Diego e inspirado nas famosas formações geológicas da China, que simula montanhas, cânions e penhascos. Possui novas árvores para escalada, diversas plantas e encostas onduladas que permitem a Yun Chuan e Xin Bao subir e explorar verticalmente, de acordo com o zoológico.
Na sexta-feira, o zoológico também divulgou o primeiro vídeo dos dois pandas enquanto eles continuam se habituando à nova casa.
“Não só o espaço do novo habitat dos pandas é muito maior, mas também o conforto dele e a experiência dos turistas são considerados’, disse Ling Shanshan, especialista chinesa, que está ajudando uma equipe local a acompanhar a saúde dos pandas, monitorando diariamente peso, apetite e outros indicadores para garantir que eles prosperem em seu novo ambiente.
“A nova casa ajuda os visitantes a entender melhor a vida dos pandas”, observou ela.
O Zoológico de San Diego, um dos mais visitados do país, é o primeiro zoológico dos EUA a ter um programa de conservação cooperativo com parceiros chineses. Localizado ao norte do centro de San Diego, no Balboa Park, é o lar de mais de 12.000 animais raros e ameaçados de extinção, representando mais de 680 espécies e subespécies.
O casal de pandas foi selecionado no Centro de Conservação e Pesquisa de Pandas Gigantes da China (CCRCGP, na sigla em inglês), que conduz cooperação de pesquisa científica com o Zoológico de San Diego há mais de 25 anos, com resultados frutíferos na proteção, reprodução, controle de doenças de pandas gigantes e educação relacionada ao público.
Os pandas gigantes são uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Quase 1.900 pandas vivem em estado selvagem, principalmente nas províncias de Sichuan e Shaanxi, na China, contra 1.100 na década de 1980.