Urumqi – Em meio à colheita de grãos de verão que avança na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, um dos principais celeiros de grãos do país, a região estabeleceu recordes de rendimento de trigo no país.
De acordo com avaliações certificadas por um painel de especialistas enviado pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, os volumes de produção por mu (cerca de 0,067 hectar) de trigo de inverno em três grandes campos medindo 500 mu, 1.200 mu e 10.490 mu em Xinjiang, quebrou recordes nacionais.
Um rendimento recorde de 795,8 kg por mu foi alcançado no campo de trigo de 500 mu no distrito de Huocheng, que compartilha condições meteorológicas e de solo semelhantes com Provença, na França, devido às suas latitudes semelhantes.
“Escolhemos a variedade de trigo ‘Shidong 0358’ para o plantio, adotamos técnicas de irrigação eficientes em termos de água e usamos fertilizantes foliares para impulsionar o crescimento das plantas”, disse You Chengyong, da estação de serviço agrícola em Huocheng, observando que atualmente Xinjiang completou 70% de sua colheita de grãos de verão.
“O aumento no rendimento por unidade de trigo é um aspecto que demonstra a melhoria abrangente da produção de grãos em Xinjiang”, disse Tang Yiwu, funcionário do departamento regional de agricultura e assuntos rurais, acrescentando que os altos rendimentos anteriormente alcançados em campos experimentais agora foram realizados em grandes áreas de plantio de trigo na região.