Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Usina nuclear de Xudapu, na China, inicia construção de uma nova unidade de eletricidade

(230917) -- SHENYANG, Sept. 17, 2023 (Xinhua) -- This aerial photo taken on July 25, 2023 shows a view of the Xudapu Nuclear Power Plant (NPP) under construction in Huludao, northeast China's Liaoning Province. In recent years, the three northeastern provinces of Liaoning, Jilin, and Heilongjiang have sped up the development of clean energy generation such as wind power, photovoltaic power and biomass power generation. This is of great significance for ensuring safe and reliable power supply, accelerating clean energy transition and low-carbon development, and promoting the full revitalization of northeast China. (Xinhua/Long Lei)

Shenyang – Começou nesta quarta-feira a construção da unidade de eletricidade Nº 2 da Usina Nuclear de Xudapu, na Província de Liaoning, no nordeste da China.

   Com uma capacidade instalada de 1,29 GW, a unidade de eletricidade Nº 2 é a quarta a iniciar a construção na usina, localizada na cidade de Huludao, e está programada para entrar em operação em 2029.

   A unidade de eletricidade usará o reator de água pressurizada de terceira geração desenvolvido pela China, com segurança e desempenho aprimorados, de acordo com a usina.

   Xudapu é a segunda usina nuclear no nordeste da China, um centro de indústria pesada que está acelerando a transição para a energia limpa.

   Com um investimento total de 140 bilhões de yuans (US$ 19,6 bilhões), a usina foi projetada para ter seis reatores de água pressurizada com uma capacidade instalada combinada de 7,6 GW. Após a conclusão total, a usina poderá gerar 54 bilhões de kWh de eletricidade anualmente.

   A usina nuclear é um investimento da China National Nuclear Power Co., Ltd., uma subsidiária da China National Nuclear Corporation. A construção das duas primeiras unidades de eletricidade da usina nuclear começou em 2021. Sua terceira unidade de eletricidade, a unidade de eletricidade Nº 1, começou a ser construída em novembro de 2023.

Sair da versão mobile