Nanning – Pesquisadores chineses descobriram uma nova espécie de samambaia no sul da China e chamaram-na Cyrtomium adenotrichum.
Os pesquisadores encontraram cerca de 10 Cyrtomium adenotrichum selvagens em um penhasco no distrito de Nandan, na cidade de Hechi, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, informou o Instituto de Ciências de Medicina e Farmácia Chinesas de Guangxi.
As descobertas, recentemente publicadas no PhytoKeys, um periódico internacional de taxonomia de plantas, revelaram que a nova espécie pertence à família Dryopteridaceae e ao gênero Cyrtomium, com uma altura de planta que varia de 5 a 15 cm.
A espécie apresenta um eixo foliar esparsamente glandular, uma estrutura única que a distingue facilmente de outras espécies do gênero Cyrtomium.
Devido à sua raridade, à pequena população e ao habitat frágil, os pesquisadores classificaram a espécie como criticamente ameaçada de extinção com base nos critérios estabelecidos pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Pesquisas sobre o valor biológico, ecológico e medicinal da espécie serão realizadas posteriormente, segundo os pesquisadores.