Beijing – A Administração Nacional de Imigração (ANI) da China anunciou nesta segunda-feira que a política de isenção de visto para trânsito de 144 horas foi ampliada para incluir mais três portos, elevando para 37 o número de portos cobertos pela política.
Os três novos portos são o Aeroporto Internacional Xinzheng, em Zhengzhou, na Província de Henan, no centro; o Aeroporto Internacional Sanyi, em Lijiang, na Província de Yunnan, no sudoeste; e o porto ferroviário de Mohan, em Yunnan, disse a ANI em um comunicado.
A partir de segunda-feira, os cidadãos estrangeiros qualificados podem entrar na China pelo porto aéreo de Zhengzhou sem visto, com sua permanência limitada à Província de Henan. Além disso, as pessoas que entrarem em Yunnan sem visto podem permanecer em mais áreas dentro da província. Anteriormente, elas só podiam ficar em Kunming, mas agora podem visitar nove cidades ou áreas a nível subregional, incluindo Kunming, Lijiang, Dali e Xishuangbanna, conforme a ANI.
Atualmente, estrangeiros de 54 países, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, estão qualificados para a política de isenção de visto de 144 horas para atividades de curto prazo, como viagens e visitas de negócios.
Espera-se que a expansão da política de isenção de visto ofereça mais opções para os estrangeiros viajarem e fazerem negócios na China, segundo o comunicado da ANI.
A ANI disse que a política de isenção de visto para trânsito de 72/144 horas tem desempenhado um papel importante na abertura de alto nível do país, facilitando o intercâmbio de pessoas entre a China e outros países e promovendo intercâmbios e cooperação. O órgão comprometeu-se a continuar melhorando e otimizando a política e a receber visitantes estrangeiros com uma mente mais aberta.