Beijing – A China está disposta a continuar trabalhando para restaurar a estabilidade no Haiti, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, na terça-feira, respondendo a uma pergunta sobre o apoio da China à adoção de uma resolução relacionada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Embora o Haiti ainda não tenha estabelecido relações diplomáticas com a China, a China recentemente votou a favor da resolução 2743, que estende o mandato do Escritório Integrado das Nações Unidas no Haiti (BINUH, sigla em inglês) e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU.
Lin disse que, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a China há muito tempo lida com a questão do Haiti com uma atitude responsável e construtiva, juntamente com a comunidade internacional.
Ele observou que, junto com outros membros do Conselho de Segurança, a China recentemente apoiou a adoção da resolução 2743, enviando um sinal positivo de que a comunidade internacional continuará a ajudar e apoiar o povo do Haiti.
Após a reunião que aprovou a resolução, o Haiti expressou sua gratidão à China e seu apreço pelo papel construtivo que a China desempenhou. O país está pronto para manter o contato e a comunicação com a China, acrescentou Lin.
“A China está disposta a continuar trabalhando para restaurar a estabilidade no Haiti e apoiar o povo haitiano na busca de uma solução liderada por haitianos e possuída por haitianos”, disse ele.