Beijing – O crescimento da produção industrial da China permaneceu estável em junho, enquanto a modernização industrial e as forças produtivas de nova qualidade continuaram a avançar.
A produção industrial de valor agregado do país, um importante indicador econômico, cresceu 5,3% ano a ano em junho, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados na segunda-feira.
Em uma base mensal, a produção industrial subiu 0,42% em junho em relação ao mês anterior. Durante o período de janeiro a junho, registrou-se um aumento anual de 6%.
A produção industrial mede a atividade das empresas, cada uma com uma receita anual proveniente dos negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões).
Os dados mostraram que a produção do setor de fabricação de equipamentos, que representou um terço da produção industrial geral, aumentou 7,8% no primeiro semestre do ano.
O setor de fabricação de alta tecnologia também registrou um forte crescimento, com sua produção aumentando 8,7% no primeiro semestre, de acordo com o DNE.
A produção de robôs de serviço, smartphones e veículos de nova energia do país aumentou 22,8%, 11,8% e 34,3%, respectivamente, nos primeiros seis meses.
Tang Weiwei, funcionário do DNE, disse que a produção industrial do país manteve um desenvolvimento estável no primeiro semestre do ano, com uma tendência de melhoria. Tang também alertou sobre os desafios enfrentados pelos setores industriais, incluindo a “situação externa complexa e grave e a demanda efetiva interna insuficiente”.
Os dados de segunda-feira também mostraram que o produto interno bruto (PIB) do país cresceu 5% em termos anuais no primeiro semestre de 2024. O PIB cresceu 4,7% em termos anuais no segundo trimestre.