Beijing – O sequenciador de gene biológico em mar profundo desenvolvido pela China concluiu com sucesso seu teste no mar, representando uma grande conquista para a pesquisa em águas profundas do país, anunciou seu desenvolvedor.
O equipamento foi desenvolvido em conjunto por pesquisadores do Instituto de Ótica, Mecânica Fina e Física de Changchun da Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês) e do Instituto de Ciência e Engenharia do Mar Profundo da CAS.
O sequenciador foi submetido a testes durante a missão de expedição do navio de pesquisa científica da China Tansuo-2 no Mar do Sul da China de 3 a 9 de junho, disse o escritório de comunicação da CAS à Xinhua nesta quarta-feira.
Durante a expedição marítima, o sequenciador de gene biológico, a bordo do laboratório in-situ em alto mar, foi aplicado duas vezes, atingindo uma profundidade máxima de 1.380 metros, segundo a CAS.
Durante o teste, o sequenciador realizou o sequenciamento contínuo por oito horas na primeira implantação e, na segunda implantação, completou todo o processo de sequenciamento de genes, trabalhando sem parar por 30 horas com identificação de alta qualidade de amostras de DNA, informou a CAS.
Nos últimos cinco anos, a equipe de pesquisa fez avanços significativos em áreas como métodos de sequenciamento, processamento de big data, encapsulamento subaquático e software de autocorreção, que permitem à equipe alcançar um processo de sequenciamento de genes totalmente automatizado, não tripulado e contínuo