Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, em Beijing, nesta quarta-feira, prometendo expandir a cooperação mutuamente benéfica e alcançar o desenvolvimento comum.
Observando que a China e a Guiné-Bissau são bons irmãos e bons parceiros confiáveis, Li disse que a China sempre atribui importância ao desenvolvimento das relações de cooperação amistosa com a Guiné-Bissau.
Nos últimos anos, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, os dois países levaram adiante a amizade tradicional de forma contínua, desenvolveram as relações bilaterais de forma constante e estável e alcançaram uma cooperação frutífera, disse Li.
Ele disse que a China está disposta a trabalhar com a Guiné-Bissau para seguir a direção orientada pelos dois chefes de Estado, consolidar e aprofundar a confiança política mútua, expandir a cooperação mutuamente benéfica, alcançar melhor o desenvolvimento comum e trazer mais benefícios para os dois povos.
Li observou que a China apoia o povo da Guiné-Bissau na exploração independente de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e apoia a Guiné-Bissau na salvaguarda de sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento.
A China está pronta para aumentar a sinergia das estratégias de desenvolvimento com a Guiné-Bissau, compartilhar mais experiências de desenvolvimento, promover a cooperação pragmática e eficiente com a Guiné-Bissau e ajudar a Guiné-Bissau a aumentar a força motriz interna para o desenvolvimento, disse ele.
Li pediu que os dois países façam bom uso de plataformas importantes, como a Iniciativa Cinturão e Rota e o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), para aprofundar a cooperação em agricultura, pesca e construção de infraestruturas.
A China está disposta a importar mais produtos agrícolas de qualidade da Guiné-Bissau, disse Li, observando que a China incentiva as suas empresas a expandir o investimento na Guiné-Bissau e espera que a Guiné-Bissau continue a fornecer conveniência e apoio.
“A China está pronta para fortalecer os intercâmbios e a cooperação entre pessoas com a Guiné-Bissau em cuidados médicos, saúde e educação, e dá as boas-vindas a mais estudantes guineenses de destaque para estudar na China”, acrescentou.
Observando que a Guiné-Bissau aprecia sinceramente o valioso apoio de longo prazo da China para o seu desenvolvimento econômico e social, Embaló disse que a Guiné-Bissau está disposta a fortalecer ainda mais a cooperação prática com a China em vários campos, como economia, comércio e construção de infraestruturas, e continuar a avançar para o desenvolvimento comum.
A Guiné-Bissau respeita firmemente o princípio de Uma Só China, apoia os principais conceitos e iniciativas globais, incluindo a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e a Iniciativa Cinturão e Rota, e está pronta para trabalhar com a China para alcançar resultados frutíferos na próxima cúpula do FOCAC, a ser realizada na China neste outono, disse Embaló.