Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Assinados acordos no valor de mais de US$ 80 bilhões na feira de comércio de Lanzhou, na China

(240706) -- LANZHOU, July 6, 2024 (Xinhua) -- A visitor learns about products during the 30th China Lanzhou Investment and Trade Fair in Lanzhou, northwest China's Gansu Province, July 6, 2024. The 30th China Lanzhou Investment and Trade Fair kicked off on Saturday in Lanzhou, capital of northwest China's Gansu Province. More than 2,200 enterprises from home and abroad participated in the event. (Xinhua/Zhang Zhimin)

Lanzhou – A 30ª Feira de Investimento e Comércio de Lanzhou da China (CLZITF, na sigla em inglês) se encerrou nesta quarta-feira na Província de Gansu, no noroeste da China, com acordos assinados no valor de cerca de 604 bilhões de yuans (US$ 84,7 bilhões).

   O número é 7,7% maior do que o registrado na edição do ano passado da feira.

   Realizada pela primeira vez em 1993 na capital provincial, Lanzhou, a CLZITF emergiu como um importante evento para a cooperação econômica e comercial do Cinturão e Rota.

   No ano passado, a feira atraiu mais de 1.600 empresas nacionais e estrangeiras, e o número ultrapassou 2.200 durante a edição deste ano.

   “Na última década, Lanzhou passou por grandes mudanças. A feira também atraiu um número crescente de empresas de vários países e regiões”, disse Maryna Anikeyeva, empresária de Belarus, que participou da feira em 2014 pela primeira vez como membro da delegação comercial bielorrussa.

   Este ano, Anikeyeva, gerente-geral da JSC “Molochny Mir”, uma multinacional que opera no setor de produtos lácteos em mais de 30 países e regiões, visitou Gansu para buscar mais parceiros e expandir sua presença no mercado local.

   “Uma empresa de laticínios na sub-região autônoma da etnia Hui de Linxia, em Gansu, nos convidou para visitar sua fábrica e discutir detalhes de cooperação”, disse ela.

   As especialidades locais de Gansu, como macarrão com carne bovina de Lanzhou, lírios doces comestíveis e vinho, foram muito apreciadas por diversos expositores internacionais.

   Durante um evento de promoção do macarrão com carne bovina de Lanzhou, em 8 de julho, 54 acordos foram assinados, totalizando quase 5,77 bilhões de yuans e abrangendo a cooperação em vendas pré-embaladas e no exterior.

   Michel Marqueton, presidente da fabricante francesa de veículos recreativos SCI VIBRAYE, estava entre os signatários. Sua empresa planeja apresentar a iguaria por meio de food trucks na Europa.

   A empresa também planeja estabelecer uma base de produção na França para o cultivo de vegetais, a produção de temperos e o treinamento técnico necessário para o preparo do prato, de acordo com Marqueton.

   Durante esta feira de investimentos e comércio, a RUE “Beltamozhservice”, uma empresa estatal de logística de Belarus, assinou um acordo de cooperação com a empresa de gestão de operações do centro de logística alfandegada de Wuwei, em Gansu, com o objetivo de aumentar a cooperação em logística ferroviária e armazéns alfandegados.

   “A China é nosso parceiro importante de negócios”, disse Dzmitry Kavalionak, gerente-geral da RUE “Beltamozhservice”, acrescentando que o serviço de trem de carga China-Europa se tornou um importante canal de logística e transporte para promover o desenvolvimento econômico e comercial dos dois países.

   Marcos Lisandro Pérez Machado, vice-governador do Departamento de Florida, no Uruguai, descreveu a feira de Lanzhou deste ano como “extremamente grande” e “bem inovadora”.

   “Por muitos anos, a CLZITF vem proporcionando uma grande variedade de oportunidades de negócios para comerciantes nacionais e estrangeiros. Esperamos poder realizar uma cooperação abrangente mais próxima e de maior qualidade no futuro”, disse Machado.

Sair da versão mobile