Beijing – A China concluiu a construção de um aterro de cerca de 12 quilômetros, localizado a cerca de 40 quilômetros a oeste da cidade de Yueyang, na Província de Hunan, no centro da China, fortalecendo o trabalho de prevenção de inundações no lago Dongting, informou o Ministério dos Recursos Hídricos na quarta-feira.
O aterro, servindo como uma terceira linha de defesa, foi concluído às 18h desta terça-feira, após um processo que começou na segunda-feira. O aterro faz parte dos esforços de resposta a uma ruptura de dique que ocorreu na sexta-feira no segundo maior lago de água doce da China. A brecha foi selada na noite de segunda-feira.
A construção de uma terceira linha de defesa visa prevenir resolutamente os desastres secundários e garantir a segurança ao controle de inundações das áreas além dessa linha defensiva, de acordo com o ministério.
Este é um dos mais recentes esforços feitos pelas autoridades na resposta de emergência às inundações que atingiram recentemente algumas das regiões central, leste, sul, sudoeste e nordeste da China.
Até terça-feira, a Administração Nacional de Bombeiros e Resgate havia despachado 219 profissionais de resgate e 72 caminhões de combate a incêndios e veículos de resgate de drenagem de inundações para Hunan para ajudar as autoridades locais nas operações de resgate.
O Ministério da Indústria e Informatização disse na terça-feira que, desde o rompimento do dique no lago Dongting, o ministério enviou trabalhadores, caminhões e geradores para reparos de emergência e conseguiu manter normais as operações de telecomunicações, exceto nas áreas alagadas.
Na terça-feira, o Ministério das Finanças e o Ministério dos Recursos Hídricos alocaram um adicional de 848 milhões de yuans (US$ 118,9 milhões) para apoiar os esforços locais de resgate.
O fundo será usado principalmente para ajudar o trabalho de resgate das autoridades locais em regiões atingidas por enchentes e priorizará o reparo de instalações de água e os esforços de remoção de riscos ocultos.
No início deste ano, o Ministério das Finanças alocou lotes de fundos para ajudar as autoridades locais no trabalho de alívio de desastres.
Também na terça-feira, o Departamento de Organização do Comitê Central do Partido Comunista da China destinou 231 milhões de yuans para trabalhos de resgate e alívio de desastres em nove regiões de nível provincial, incluindo Hunan e Anhui.
Esta semana, o Comando Nacional de Prevenção e Combate às Inundações e Secas da China ativou sucessivamente as respostas de emergência do nível IV às inundações em Shandong, Chongqing e Jiangsu, com contínuas chuvas fortes.
A China renovou na quarta-feira um alerta amarelo para tempestades, o terceiro nível mais severo em seu sistema de alerta meteorológico de quatro níveis.
Algumas áreas em Sichuan, Chongqing, Shaanxi, Hubei, Henan, Anhui, Jiangsu, Shanghai, Xizang e Yunnan devem receber chuvas fortes, com certas regiões provavelmente experimentando chuvas intensas de até 140 mm dentro de 24 horas até às 14h de quinta-feira, de acordo com o Centro Meteorológico Nacional.