Beijing – Um satélite astronômico desenvolvido conjuntamente pela China e França detectou recentemente explosões de raios gama desde seu lançamento há duas semanas, marcando um início promissor para esse projeto de cooperação de alto nível entre os dois países.
Após testes em órbita, a plataforma do satélite está funcionando normalmente e o satélite estabeleceu conexões em tempo real com mais de 40 estações de comunicação terrestres. Todas as quatro cargas úteis concluíram com sucesso seus testes de ativação, informou na segunda-feira a Academia Chinesa de Ciências (ACC).
O satélite, o SVOM (Space-based Multi-band Variable Object Monitor), foi lançado em 22 de junho. Montado com quatro cargas úteis científicas desenvolvidas por cientistas chineses e franceses, é atualmente o satélite mais capaz do mundo para observações integradas e de múltiplos comprimentos de onda de explosões de raios gama.
Entre as quatro cargas úteis, o monitor de raios gama desenvolvido pelo Instituto de Física de Altas Energias da ACC iniciou os testes em órbita em 27 de junho e capturou com sucesso a primeira explosão de raios gama, codificada como GRB 240627B, no mesmo dia. Isso marca o primeiro resultado de detecção em órbita do satélite SVOM.
O monitor também detectou duas outras explosões de raios gama em 29 de junho e 2 de julho, respectivamente. Os resultados das três explosões de raios gama foram enviados para a Rede de Coordenadas Gerais, uma plataforma de colaboração internacional para pesquisa em astronomia. A ACC disse que isso verificou a capacidade de detecção com alta precisão do monitor para explosões de raios gama.
O satélite SVOM concluirá vários testes por um centro de operação e controle do satélite sob a ACC, com os testes de observação científica previstos a começar em agosto.
As explosões de raios gama, geralmente de duração muito curta, são os fenômenos explosivos mais violentos do universo após o Big Bang e ocorrem durante o colapso de estrelas maciças ou a fusão de estrelas compactas binárias. A observação e a pesquisa aprofundadas das explosões de raios gama ajudarão a humanidade a entender algumas das questões fundamentais da ciência, de acordo com Wei Jianyan, principal pesquisador chinês do SVOM.
Os principais objetivos científicos do SVOM incluem a busca e a rápida localização de várias explosões de raios gama, a medição e o estudo abrangentes de suas propriedades de radiação eletromagnética, a investigação da energia escura e da evolução do universo por meio dessas explosões e a observação de sinais eletromagnéticos associados a ondas gravitacionais, disse Wei.