Beijing – A 8ª Exposição China-Sul da Ásia será realizada de 23 a 28 de julho em Kunming, capital da Província de Yunnan, no sudoeste da China, anunciou uma autoridade de comércio chinesa na terça-feira.
O evento, co-organizado pelo Ministério do Comércio e pelo governo provincial de Yunnan, será um dos eventos mais importantes para os intercâmbios econômicos e comerciais entre a China e as nações do Sul da Ásia este ano, disse o vice-ministro do Comércio, Li Fei, em uma coletiva de imprensa em Beijing.
A exposição foi realizada pela primeira vez em Kunming em 2013, ano em que a China apresentou a Iniciativa Cinturão e Rota. Li disse que, nos últimos 11 anos, a China e os países do Sul da Ásia têm aprofundado a cooperação prática em vários campos e têm mantido um sólido impulso de desenvolvimento nos intercâmbios econômicos e comerciais, proporcionando benefícios aos povos de ambos os lados.
Após anos de desenvolvimento, a exposição tem se tornado uma plataforma importante para a China e os países do Sul da Ásia realizarem cooperação econômica e comercial e intercâmbios culturais, disse Li, acrescentando que a exposição tem desempenhado um papel importante e feito contribuições positivas no processo de aprofundamento da cooperação mutuamente benéfica entre a China e os países do Sul da Ásia.
O funcionário disse que amigos de todas as esferas da vida no país e no exterior são bem-vindos para participar do evento para construir um consenso sobre solidariedade, cooperação e desenvolvimento comum.
Dados oficiais chineses mostram que o volume de comércio entre a China e os países do Sul da Ásia atingiu quase US$ 200 bilhões em 2023, o dobro do valor em 2013. Durante a sétima Exposição China-Sul da Ásia, realizada no ano passado, foram assinados 338 projetos com um valor total de investimento de cerca de US$ 56,1 bilhões.