Huarong, Hunan – Um aterro visto como a segunda linha de defesa após a ruptura de um dique na Província de Hunan, no centro da China, estava sob ameaça na segunda-feira, disseram as autoridades locais.
Mais de 300 policiais e bombeiros estão trabalhando para conter o efeito de erosão tubular que está causando a erosão do aterro no distrito de Huarong, informou o departamento de recursos hídricos da província.
O aterro de 14,3 km está cerca de 2 quilômetros atrás do dique que rompeu na sexta-feira no lago Dongting, o segundo maior lago de água doce da China, após uma forte tempestade.
O efeito de erosão tubular pode esvaziar um dique e levar ao rompimento se não for tratado adequadamente.
Pelo menos 7 mil residentes foram evacuados após o rompimento do dique na sexta-feira, e milhares de socorristas estão trabalhando sem parar, fechando a brecha a uma taxa de 60 a 80 metros por dia.
Espera-se que a brecha de 226 metros seja fechada até o meio-dia da terça-feira.
Até as 8h da manhã de segunda-feira, 138,5 metros do rompimento do dique haviam sido fechados. No local, os repórteres da Xinhua viram caminhões carregados de rochas e cascalho fazendo fila para despejar seus materiais em ambos os lados da brecha, enquanto grandes escavadeiras e escavadoras para terraplenagem realizavam as operações de enchimento.
“Embora o nível da água do lago Dongting esteja caindo, estamos atualmente na principal estação de enchentes”, disse Zhang Biao, do Hunan Port Shipping and Water Resources Group Co. Ele observou que, caso ocorra uma segunda inundação, uma área maior será afetada.
Um socorrista não identificado disse à Xinhua que desafios como o fornecimento restrito de materiais especializados, estradas estreitas do dique em ambos os lados da brecha e o calor escaldante do verão afetaram a eficiência da operação.
Zhang Xuanzhuang, do China Anneng Group First Engineering Bureau Co., Ltd. observou que o trabalho agitado continuará mesmo depois que o dique for fechado. “Estamos sob enorme pressão, reforçando o dique para garantir a estabilidade a longo prazo e drenando a água dos campos inundados”, disse ele.
Além disso, as equipes de resgate ajudarão os moradores a retomar rapidamente a produção normal e as atividades diárias.