Haiko – Especialistas pediram cooperação internacional para combater a gripe e doenças infecciosas respiratórias durante uma conferência realizada em Hainan, província insular no sul da China.
Sob o tema “Prevenção e Controle Integrados da Gripe e Doenças Infecciosas Respiratórias”, a Conferência Mundial sobre Gripe 2024 foi concluída no domingo em Boao, uma cidade litorânea de Hainan.
O evento de dois dias reuniu cerca de 100 especialistas em prevenção e controle da gripe e profissionais de saúde pública do país e do exterior.
Eles trocaram e compartilharam tecnologias avançadas de prevenção e controle global para melhorar a capacidade de resposta a pandemias, com o objetivo de criar um consenso internacional sobre os perigos da gripe e a importância crítica de sua prevenção e controle.
De acordo com a conferência, o sistema de monitoramento de influenza da China tornou-se um dos sistemas de monitoramento ativo de doenças infecciosas mais extensos e eficazes do mundo. Ele pode captar o nível de atividade da gripe e as tendências epidêmicas em tempo real e fornecer a base científica para a pesquisa e o desenvolvimento global de reagentes, a seleção de vacinas e o uso de medicamentos.
Li Bin, vice-chefe da Comissão Nacional de Saúde e presidente da Associação Chinesa de Medicina Preventiva, disse que a China tem participado ativamente dos esforços globais de prevenção e controle da gripe. Isso inclui uma notificação oportuna de epidemias, o compartilhamento de cepas de vírus e o apoio à capacitação de países em desenvolvimento para a prevenção e o controle da gripe.
Os participantes também apontaram que o atual trabalho de prevenção e controle da gripe global ainda enfrenta muitos desafios impostos pela mudança climática global, urbanização, intensificação da criação de animais e comércio transfronteiriço mais fácil.
Ao mesmo tempo, a mutação e a recombinação dos vírus da gripe continuam em todo o mundo, e a infecção humana por surtos de gripe derivados de animais também ocorre de tempos em tempos, o que significa que o risco de pandemias de gripe sempre existe.
“Todos nós sabemos que, se não formos capazes de trabalhar juntos e de forma colaborativa, o vírus vencerá; por isso precisamos nos manter unidos”, disse Sylvie Briand, chefe executiva do secretariado do Conselho de Monitoramento da Preparação Global, coorganizado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Banco Mundial.
Sun Yang, vice-diretor da Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças, disse que, para prevenir e lidar com as pandemias causadas pela gripe e outras doenças infecciosas respiratórias, a China atualizará o sistema de notificação direta online de doenças infecciosas, fortalecerá o monitoramento de risco de todo o processo, desde as pessoas até o meio ambiente e os animais, e melhorará a capacidade de identificar patógenos.
Sun assinalou durante o evento que a China fortalecerá a cooperação com a Organização Mundial da Saúde e realizará amplos intercâmbios internacionais para compartilhar práticas de monitoramento, alerta precoce e preparação para emergências.
Os especialistas presentes na conferência enfatizaram que a prevenção e o controle da gripe e de outras doenças infecciosas respiratórias são tarefa árdua e de longo prazo. Eles pediram uma colaboração mais estreita entre os governos e todos os setores da sociedade para aumentar ainda mais a conscientização pública sobre os perigos da gripe, desenvolver vacinas e medicamentos mais avançados e acessíveis e reduzir ao máximo o tempo de preparação para medidas de prevenção e controle.