Tianjin – A fabricante europeia de aeronaves Airbus entregou nesta segunda-feira sua 700ª aeronave da família A320 montada em sua Linha de Montagem Final da Família A320 na Ásia (FALA, em inglês), no Município de Tianjin, norte da China.
“Este número destaca a cooperação de longa data e profunda entre a Airbus e a indústria de aviação chinesa”, disse George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China.
“A Airbus continua dedicada a fortalecer a colaboração estratégica com a China e cumprir nosso compromisso de longo prazo com esse mercado próspero”, acrescentou Xu.
A aeronave, um A320neo, com 180 assentos confortáveis na classe econômica, foi entregue à Chengdu Airlines.
A Chengdu Airlines possui 50 aeronaves Airbus no momento, de acordo com seu CEO, Wang Shushi.
Inaugurada em 2008, a FALA em Tianjin é a primeira linha de produção da Airbus estabelecida fora da Europa. A FALA opera há mais de 15 anos e se tornou um modelo de cooperação China-Europa bem-sucedida.
Espera-se que o projeto de expansão da Airbus em Tianjin, iniciado em setembro de 2023, contribua para o plano geral de reforço da família A320 da empresa, apoiado por sua rede de produção global de 10 linhas de montagem final.
A rede de produção incluirá duas linhas de montagem final em Tianjin (uma em construção), duas em Toulouse, França, duas em Mobile, Estados Unidos (uma em construção) e quatro em Hamburgo, Alemanha.