Nanning – “Participamos de todas as sessões da Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) e, por meio dessa plataforma, conseguimos dobrar o crescimento das vendas e estabelecemos uma estreita cooperação com centenas de revendedores”, disse Han Guangzhong, diretor executivo da Mootaa (China).
Com o tema “Para impulsionar a circulação dupla com a introdução de mais investimentos estrangeiros”, uma reunião de promoção temática de três dias da CIIE foi lançada na quarta-feira em Nanning, capital da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China.
Um total de 110 empresas estrangeiras e instituições de promoção de investimentos participou do evento online e offline, incluindo muitas empresas e instituições de língua portuguesa.
A Mootaa tem sede em Lisboa, Portugal, e concentra-se principalmente em produtos de limpeza doméstica de alta qualidade. Em 2017, a Mootaa começou a entrar plenamente no mercado chinês. Em novembro de 2018, a Mootaa se tornou uma das primeiras empresas com financiamento português a participar da CIIE, e vem participando sem faltar desde então.
Han disse que, nos primeiros dias de entrada no mercado chinês, a Mootaa escolheu a região leste que é mais desenvolvida da China como ponto de entrada, estabeleceu uma empresa de marca e criou uma empresa de agência geral e alguns pontos de distribuição.
Com o rápido desenvolvimento da economia chinesa e a melhoria dos padrões de vida dos consumidores, a demanda dos consumidores por produtos de limpeza doméstica está cada vez mais diversificada, e o vasto espaço do mercado na região oeste se tornou o foco da próxima etapa da empresa.
“Esperamos encontrar distribuidores com uma escala anual de varejo de 100 milhões de yuans (US$ 13,76 milhões) em cidades importantes como Chengdu, Chongqing e Nanning, no oeste, como o ponto de apoio para a radiação do mercado no oeste.” disse Han.
A CIIE é uma iniciativa importante da China para abrir seu mercado para o mundo e uma plataforma importante para a entrada de produtos e serviços estrangeiros no mercado chinês. Portugal participou da Exposição Nacional da CIIE por seis anos consecutivos.
Wu Zhengping, vice-diretor do departamento da CIIE, disse que, nos últimos seis anos, mais de 10 mil empresas estrangeiras participaram da exposição e lançaram mais de 2.400 novos produtos, novas tecnologias e novos serviços, o que promoveu o compartilhamento e a cooperação de conquistas científicas e tecnológicas, promoveu a integração profunda da inovação tecnológica e do desenvolvimento industrial e forneceu um forte apoio ao cultivo e ao desenvolvimento de uma nova força produtiva de qualidade.
As estatísticas fornecidas pelo Ministério do Comércio da China mostram que, nos últimos anos, a cooperação econômica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa se desenvolveu rapidamente, e a cooperação prática tem sido continuamente aprofundada com resultados frutíferos. Em 2023, o volume de comércio entre a China e o mundo lusófono atingiu US$ 220,9 bilhões.