Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Enfoque: Astronautas da Shenzhou-18 se preparam para segunda caminhada espacial

Beijing – Os tripulantes da Shenzhou-18, atualmente a bordo da estação espacial orbital da China, estão se preparando para a segunda atividade extraveicular, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).

   Em um vídeo divulgado pela CMSA, os três astronautas Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu realizaram treinamento de manobra para encontro e acoplagem em órbita.

   Durante o processo, os astronautas puderam usar a tela de exibição para monitorar o ângulo de azimute e os ângulos de inclinação da espaçonave alvo, rastrear a distância e a velocidade relativa entre a espaçonave e o alvo e aprimorar suas habilidades operacionais em controle de velocidade e atitude usando controladores manuais translacionais e de atitude.

   A tripulação também realizou testes de função de exercício cardiopulmonar para avaliar as capacidades funcionais e regulatórias de seus sistemas cardiovascular e respiratório.

   O trio realizou uma série de experimentos e testes de ciência espacial durante as últimas duas semanas, de acordo com a CMSA.

   Eles realizaram operações regulares, incluindo a substituição do queimador e o esvaziamento dos gases de escape no gabinete de combustão.

   Em 2023, a China realizou com sucesso o primeiro teste de ignição em órbita no gabinete de combustão. Ao longo do ano passado, vários experimentos de combustão foram concluídos, prometendo produzir resultados científicos significativos. Esses esforços são fundamentais para o avanço da teoria da combustão e o desenvolvimento de tecnologias avançadas de combustão.

   A tripulação também instalou um componente de posicionamento de esteira deslizante no porta-luvas científico. Esta instalação fornece um ambiente selado e limpo crucial para a realização de experimentos de ciência espacial.

   Eles substituíram as amostras experimentais no gabinete de experimentos de física de fluidos. Este gabinete facilita experimentos de microgravidade em órbita sobre os processos dinâmicos, processos de difusão, transições de fase e comportamentos de auto-organização de vários sistemas de fluidos.

   Além disso, os astronautas realizaram um teste de eletroencefalograma (EEG) em órbita. O teste e a análise do sinal de EEG podem lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos subjacentes às mudanças nas habilidades cognitivas dos astronautas durante voos espaciais de longo prazo. O mesmo serve como um importante método de teste em estudos experimentais em órbita de ergonomia espacial e ciência do cérebro.

   Em 25 de abril, a China lançou a nave espacial tripulada Shenzhou-18, enviando três astronautas para sua estação espacial orbital Tiangong para uma missão de seis meses. Eles completaram sua primeira caminhada espacial em 28 de maio.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo