Beijing – As autoridades chinesas elevaram nesta terça-feira para o nível III a resposta de emergência a desastres causados por recentes chuvas e inundações severas na Província de Hunan, no centro da China.
A Comissão Nacional de Redução de Desastres da China enviou uma equipe para orientar e ajudar os governos locais com o trabalho de alívio de desastres e esforços de resgate, a fim de garantir as necessidades básicas dos moradores afetados.
Em resposta aos desastres na cidade de Miluo e no distrito de Pingjiang, em Hunan, o Ministério de Gestão de Emergências da China enviou dois veículos aéreos não tripulados para melhorar o suporte de comunicação de emergência. Mais de 560 equipes de resgate participaram dos esforços relacionados ao controle de enchentes e resgate.
Desde meados de junho, fortes chuvas persistem nos cursos médio e inferior do rio Yangtzé, levando ao aumento contínuo do nível da água e inundações.
Os níveis da água excederam as marcas de alerta em cursos médio e inferior do rio Yangtzé localizados abaixo de um estuário do lago Dongting, de acordo com o Ministério dos Recursos Hídricos nesta terça-feira.
O Ministério de Gestão de Emergências pediu maior atenção aos desastres geológicos, realocação antecipada de moradores de áreas de risco, rápida restauração das instalações de prevenção de enchentes e das infraestruturas de telecomunicações afetadas e aceleração dos trabalhos de reconstrução.