Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Aeronave ARJ21 da China lança primeira rota aérea de alto planalto

(231213) -- HONG KONG, Dec. 13, 2023 (Xinhua) -- This photo taken on Dec. 13, 2023 shows an interior view of an ARJ21 jetliner at the Hong Kong International Airport in Hong Kong, south China. TO GO WITH "Visit of homegrown jets shows national support for HK's aviation industry: John Lee" (Xinhua/Chen Duo)

Shanghai – A aeronave regional ARJ21, desenvolvida pela China, lançou sua primeira rota aérea de alto planalto nesta terça-feira na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

   A rota aérea regional conecta o Aeroporto Internacional Laining, de Kashgar, ao sul de Xinjiang, com o aeroporto de Khunjerab, no distrito autônomo tajique de Taxkorgan, um porto terrestre na fronteira China-Paquistão situado na região de Pamirs, também no sul de Xinjiang.

   Um aeroporto de planalto é definido como aquele a uma altitude superior a 1.500 metros acima do nível do mar, enquanto aqueles acima de 2.438 metros são classificados como aeroportos de alto planalto. O aeroporto de Khunjerab, localizado a 3.258 metros acima do nível do mar, é o primeiro aeroporto de alto planalto em Xinjiang.

   A Chengdu Airlines, com sede na Província de Sichuan, no sudoeste da China, afirmou que utilizou a aeronave ARJ21 nesta rota devido ao seu excelente desempenho.

   A desenvolvedora de aeronaves Commercial Aircraft Corporation of China, Ltd. (COMAC) disse que levou em consideração as necessidades de transporte aéreo dos aeroportos de alta altitude ao projetar e desenvolver a aeronave ARJ21.

   A confiabilidade da aeronave foi verificada por meio de repetidos voos de teste de alta altitude ao longo dos anos, disse a COMAC.

   Como pioneiro dos aviões comerciais chineses, a aeronave ARJ21 foi colocada em serviço comercial pela Chengdu Airlines em junho de 2016.

   A Chengdu Airlines estabeleceu três bases em Xinjiang, empregando nove aeronaves ARJ21 para atender 24 aeroportos locais em mais de 40 rotas de voo.

   Em junho, o ARJ21 lançou sua primeira rota aérea para a Ásia Central, ligando a sub-região de Kashgar, em Xinjiang, a Khujand, no Tajiquistão.

Sair da versão mobile