Bruxelas – O vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, e Alexander De Croo, primeiro-ministro interino da Bélgica, conversaram na quarta-feira sobre as relações bilaterais e China-Europa.
Ding, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que, sob a orientação estratégica do presidente chinês, Xi Jinping, e dos líderes belgas, a parceria cooperativa amigável integral entre a China e a Bélgica produziu resultados frutíferos.
Ele enfatizou a importância de consolidar a confiança política mútua, aprofundar a cooperação em áreas como economia, comércio, ciência, tecnologia e iniciativas ecológicas, e fortalecer os intercâmbios culturais e interpessoais para promover um maior desenvolvimento das relações China-Bélgica e trazer mais benefícios para os povos dos dois países.
Enfatizando que a China e a Bélgica compartilham interesses comuns na oposição ao protecionismo e na proteção do livre comércio, Ding expressou a esperança de que a Bélgica desempenhe um papel construtivo no aprofundamento da cooperação prática entre a China e a Europa e no gerenciamento das diferenças econômicas e comerciais.
Por seu lado, De Croo enfatizou que a Bélgica valoriza sua relação com a China e adere ao princípio de Uma Só China.
Ele também disse que a Bélgica está disposta a melhorar a comunicação e aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários campos com a China a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável das relações Bélgica-China e Europa-China.