Adis Abeba – O Concurso de Proficiência em Chinês “Ponte Chinesa” para estudantes universitários etíopes foi realizado em Adis Abeba, capital da Etiópia, na quarta-feira.
A competição foi organizada pela Embaixada da China na Etiópia, pelo Instituto Confúcio da Universidade de Adis Abeba (AAU, na sigla em inglês) e pelo Instituto Confúcio do Instituto de Formação Técnica e Profissional do FDRE (TVTI, na sigla em inglês).
Na edição de 2024 do concurso final de proficiência em chinês na Etiópia, os concorrentes foram desafiados a discursar, responder a duas perguntas sobre a cultura chinesa e apresentar um show de talentos, na presença de altos funcionários do governo etíope, da comunidade diplomática chinesa no país da África Oriental, além dos acadêmicos e colegas estudantes de língua chinesa de todos os Institutos Confúcio do país.
Onze estudantes etíopes de todo o país participaram no evento anual mundial de língua chinesa e apresentações da TVTI.
Alemu Seyoum, um estudante do terceiro ano de língua chinesa do Instituto Confúcio da AAU, garantiu o primeiro lugar ao receber aplausos do público pelo discurso enérgico e pela animada apresentação de música tradicional chinesa.
“Na preparação para a competição final, passamos por um rigoroso processo de seleção entre nossos colegas. Estou muito feliz por ter vencido a competição. Ser o vencedor desta competição nacional é uma ótima conquista e me motiva ainda mais a estudar língua chinesa”, disse Seyoum.
Ao discursar na cerimônia de entrega de prêmios aos vencedores do concurso deste ano, o ministro de Estado da Educação da Etiópia, Kora Tushune, destacou o papel essencial do intercâmbio linguístico e cultural na promoção das relações interpessoais sino-etíopes.
“A criação do Instituto Confúcio na AAU e a abertura de centros semelhantes em instituições de ensino superior do país criou pontes sociais e culturais e promoveu a diplomacia pública, a compreensão global e as relações interpessoais”, disse Tushune.
Shen Qinmin, encarregado de negócios da Embaixada da China na Etiópia, por sua vez, pediu aos concorrentes e a outros estudantes de língua chinesa para servirem como pontes de ligação entre os dois povos irmãos.
“Estou orgulhoso por estar aqui e ver os resultados dos intercâmbios culturais, educacionais e linguísticos entre os dois países”, disse Shen. “Depois de uma competição acirrada, todos se destacaram como competidores orgulhosos”, disse o encarregado de negócios aos competidores no evento.
A competição também contou com outras atividades culturais chinesas, incluindo canções tradicionais chinesas, apresentações culturais e poemas clássicos chineses interpretados por estudantes etíopes de língua chinesa, entre outros.