Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Situação do emprego na China permanece estável em abril

(240402) -- WUHAN, April 2, 2024 (Xinhua) -- Workers work at an assembly line of Voyah, a Chinese luxury electric auto brand, in Wuhan, central China's Hubei Province, April 1, 2024. In recent years, Wuhan enhanced its research ability on energy saving and carbon reduction technologies, aiming to upgrade the automobile industry with technological innovation. (Xinhua/Xiao Yijiu)

Beijing – A situação do emprego na China permaneceu geralmente estável no mês passado, com a taxa de desemprego em queda, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

   A taxa de desemprego urbano pesquisada na China ficou em 5% em abril, queda de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior. A taxa também foi menor do que a leitura de 5,2% há um ano, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

   A taxa de desemprego pesquisada em 31 grandes cidades chinesas foi de 5% no mês passado, e a taxa para trabalhadores migrantes rurais foi de 4,5%, de acordo com os dados do DNE.

   No período de janeiro a abril, a taxa média de desemprego urbano pesquisada ficou em 5,2%, ante 5,4% no mesmo período de 2023.

   O emprego tem sido uma prioridade no trabalho do governo. Este ano, a China pretende criar mais de 12 milhões de empregos em áreas urbanas e manter a taxa de desemprego urbano pesquisada em cerca de 5,5%.

   O governo lançou várias medidas para garantir um mercado de trabalho robusto este ano e fornecer mais assistência a grupos-chave, que incluem graduados universitários e trabalhadores migrantes.

   O Ministério dos Recursos Humanos e da Seguridade Social revelou na segunda-feira um plano para oferecer postos de trabalho a nível comunitário para 34.400 licenciados este ano, em áreas como educação, agricultura e cuidados médicos. A China investiu 11,5 bilhões de yuans (US$ 1,62 bilhão) até agora este ano para gerar 250 mil empregos para residentes rurais, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

   O vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, pediu nesta terça-feira esforços para aumentar o emprego para graduados universitários e garantir um emprego estável entre os jovens, em uma videoconferência sobre emprego e empreendedorismo dos jovens.

   Mais empregos precisam ser gerados promovendo projetos massivos e programas-chave e lançando medidas para a expansão da demanda interna, disse Ding. Ele também pediu que seja prestada assistência aos empreendedores aspirantes, especialmente na abordagem da escassez de financiamento, locais e experiência.

Sair da versão mobile