Harbin – O vice-presidente chinês, Han Zheng, e o presidente russo, Vladimir Putin, participaram da cerimônia de abertura da 8ª Expo China-Rússia, em Harbin, Província de Heilongjiang, no nordeste da China, nesta sexta-feira.
Han também leu a carta de felicitações do presidente chinês, Xi Jinping, à exposição e fez um discurso na cerimônia de abertura.
Han disse que o presidente Xi e o presidente Putin se reuniram em Beijing na quinta-feira e traçaram conjuntamente uma nova visão e um novo plano para o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia para a nova era.
Este ano marca o 75º aniversário das relações diplomáticas China-Rússia, disse Han, observando que a China e a Rússia aprofundaram a confiança mútua política e alcançaram uma cooperação econômica e comercial frutífera.
Em 2023, o volume de comércio entre China e Rússia atingiu um recorde de US$ 240,1 bilhões, e a China é o maior parceiro comercial da Rússia há 14 anos consecutivos. A escala do investimento bidirecional continua a crescer, e a cooperação em grandes projetos em energia, indústria química, aeroespacial e conectividade tem feito progressos constantes, disse Han.
Ele observou que a cooperação mutuamente benéfica entre China e Rússia não só beneficiou os dois países e povos, mas também injetou um novo impulso no desenvolvimento das relações bilaterais.
A China está disposta a trabalhar com a Rússia para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, aumentar a confiança mútua, aprofundar a cooperação e aproveitar as oportunidades para dar impulso ao desenvolvimento de alta qualidade das relações bilaterais, disse Han.
Em seu discurso, Putin disse que teve uma reunião frutífera com o presidente Xi em Beijing e chegou a um consenso importante para o desenvolvimento das relações bilaterais e a expansão da cooperação prática.
Observando que a Rússia valoriza a tradição de cooperação amigável com a China, Putin expressou a esperança de que os dois lados aproveitem o potencial e aproveitem ativamente o papel da exposição para impulsionar novos progressos na cooperação bilateral em áreas como economia, comércio, investimento, energia, indústria, alta e nova tecnologia, transporte transfronteiriço, turismo, agricultura e assuntos locais para trazer mais benefícios aos dois povos.
Após a cerimônia de abertura, Han se reuniu com Putin.
Han disse que a cooperação China-Rússia tem desfrutado de um bom impulso nos últimos anos.
A Iniciativa Cinturão e Rota foi ainda mais alinhada com a União Econômica Eurasiática, e vários projetos importantes foram desenvolvidos tranquilamente, disse Han, acrescentando que a Expo China-Rússia foi um belo “cartão de visitas” da cooperação econômica e comercial bilateral.
Acredita-se que, com os esforços conjuntos dos dois lados, a cooperação bilateral certamente alcançará mais resultados, beneficiará os dois povos e contribuirá para o desenvolvimento e o progresso mundial, disse Han.
Por sua vez, Putin pediu aos dois lados que coordenem e cooperem estreitamente, fortaleçam a cooperação prática em vários campos, promovam ainda mais a cooperação local entre o extremo oriente da Rússia e a região nordeste da China e promovam um melhor desenvolvimento das relações bilaterais.
Han e Putin então visitaram a sala de exposições juntos, ouviram a introdução da cooperação entre os dois países e interagiram com os chefes das instituições participantes.