Bruxelas – Uma exposição sobre uma coleção de trajes tradicionais chineses Qipao e da cultura de Shanghai estará aberta ao público de 14 de maio a 5 de setembro em Bruxelas.
A exposição “Elegância e Estilo: Qipao e Cultura Shanghai”, lançada no Centro Cultural da China em Bruxelas, apresentará mais de 30 estilos Qipao da coleção do Museu de História da Cidade de Shanghai.
‘Ao exibir diferentes tipos de Qipao, além de fotos e outras exposições, o evento apresenta as mais recentes conquistas na proteção, na herança e no desenvolvimento inovador do patrimônio cultural imaterial da China representado pelo Qipao ao estilo de Shanghai, a combinação perfeita do clássico e da moda com o passar do tempo e o charme único da cidade de Shanghai”, disse Wu Gang, encarregado de negócios da Embaixada da China na Bélgica, na cerimônia de abertura na segunda-feira.
Organizada pelo Museu de História da Cidade de Shanghai, a exposição mostra a evolução do icônico traje tradicional chinês e sua importância na cultura chinesa.
Zhou Qunhua, diretor do Museu de História de Shanghai, espera que a exposição fortaleça a amizade e a cooperação entre a China e a Bélgica.
Mais de 100 convidados, incluindo residentes belgas e visitantes de outros países, participaram na cerimônia de abertura. Vários convidados disseram à Xinhua que ficaram impressionados com a delicadeza dos bordados e padrões que decoram o Qipao e com a forma como esses vestidos destacam a elegância e a feminilidade das mulheres.
O Qipao, também conhecido como cheongsam, é um vestido justo de seda ou cetim, geralmente com fenda nas laterais e gola mandarim.