Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China aprimora resposta a desastres meteorológicos

(240508) -- NANNING, May 8, 2024 (Xinhua) -- Citizens ride on a flooded street in Nanning, south China's Guangxi Zhuang Autonomous Region, May 8, 2024. Heavy rain hit Nanning on Wednesday. (Xinhua/Zhou Hua)

 Beijing – A China está trabalhando para estabelecer um sistema de gestão de riscos de desastres meteorológicos com base em avisos pré-desastre, de acordo com uma funcionária neste campo.

   “O aquecimento global levou a um aumento na frequência de desastres meteorológicos extremos”, disse Chao Qingchen, diretora do Centro Nacional do Clima.

   A China observa o Dia Nacional para Prevenção e Redução de Desastres em 12 de maio de cada ano.

   Segundo Chao, a China desenvolveu tecnologias de monitoramento em tempo real e avaliação de risco para grandes desastres, como tufões, tempestades, secas, altas e baixas temperaturas.

   O país fortalecerá o rastreamento e a análise de condições climáticas extremas, realizará mais pesquisas sobre os mecanismos causadores de desastres e aumentará as capacidades de prevenção de riscos de desastres.

   Para melhorar os serviços meteorológicos, Chao disse que serão feitos mais esforços para adaptar os serviços a vários setores, como agricultura, transporte, abastecimento de energia, saúde e turismo.

Sair da versão mobile