Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e França vão cooperar na restauração da Notre-Dame

(231209) -- PARIS, Dec. 9, 2023 (Xinhua) -- People walk past the Notre Dame cathedral under renovation in Paris, France, Dec. 8, 2023. The cathedral is expected to be reopened on Dec. 8, 2024. (Xinhua/Gao Jing)

Xi’an – O Museu do Mausoléu do Imperador Qinshihuang no noroeste da China anunciou na quarta-feira que colaborará com seu homólogo francês na restauração da Catedral de Notre-Dame em Paris e na proteção dos Guerreiros de Terracota.

   A pesquisa colaborativa realizada com a Fondation des Sciences du Patrimoine da França concentra-se principalmente na proteção de resquícios de madeira e sítios arqueológicos de barro, segundo o museu localizado na Província de Shaanxi, noroeste da China.

   Especificamente, a pesquisa sobre a proteção de resquícios de madeira envolverá esforços conjuntos para preservar e restaurar a madeira danificada no fogo da Catedral de Notre-Dame em Paris e do Mausoléu do Imperador Qinshihuang. Além disso, serão feitos esforços conjuntos para realizar estudos sobre sua importância histórica.

   A pesquisa também incluirá identificação de espécies de madeira, avaliação do status de preservação, mecanismos de degradação e técnicas e métodos de proteção.

   No futuro, as duas partes explorarão juntas as propriedades materiais e o valor histórico dos resquícios de madeira e dos sítios arqueológicos dos dois Patrimônios Mundiais da UNESCO.

   Enquanto isso, essa cooperação sino-francesa também aborda o desenvolvimento de tecnologias práticas e sistemas de métodos de conservação para relíquias culturais e o cultivo conjunto de talentos jovens no campo da proteção de patrimônios culturais.

Sair da versão mobile