Beijing – Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 10,2% em relação aos dois primeiros meses do ano passado, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quarta-feira.
O número reverteu uma queda de 2,3% registrada em 2023, informou o DNE.
As empresas industriais com uma receita anual principal de negócios de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,82 milhões) viram seus lucros combinados chegarem a 914,06 bilhões de yuans durante o período.
Entre as 41 categorias industriais monitoradas pelo DNE, 29 registraram crescimento nos lucros.
Os lucros do setor de fabricação de equipamentos continuaram a aumentar rapidamente no período de janeiro a fevereiro.
Os lucros combinados do setor aumentaram 28,9% em termos anuais, 24,8 pontos percentuais a mais do que a taxa de crescimento registrada no ano anterior.
O aumento contribuiu com 6,7 pontos percentuais para o crescimento geral dos lucros industriais do país, tornando o setor de fabricação de equipamentos o maior contribuinte, disse o DNE.
Os lucros do setor de fabricação de bens de consumo registraram um crescimento relativamente rápido nos dois primeiros meses do ano, marcado por um aumento na demanda interna e externa.
Durante o período, os lucros do setor aumentaram 12,9% anualmente, revertendo a queda de 1,1% registrada no ano passado.
A receita operacional combinada das principais empresas industriais aumentou 4,5% em relação ao ano anterior, 3,4 pontos percentuais a mais do que o crescimento da receita anual do ano anterior, disse o DNE.