Jacarta – A expedição científica conjunta conduzida pela Academia Chinesa de Ciências (ACC) e pela Agência Nacional de Pesquisa e Inovação da Indonésia mergulhou com sucesso a 7.178 metros de profundidade na Fossa de Java, no Oceano Índico, estabelecendo o recorde de mergulho mais profundo da Indonésia, disse a equipe da expedição no sábado.
De acordo com a equipe, a expedição conjunta foi realizada de 23 de fevereiro a 23 de março, com o uso do submersível tripulado de águas profundas “Fendouzhe” do Instituto de Ciência e Engenharia do Mar Profundo da ACC.
A equipe observou que o “Fendouzhe” é o submersível tripulado de maior alcance do mundo e o primeiro capaz de levar seres humanos a 10.000 metros debaixo d’água.
Na cerimônia de boas-vindas da expedição conjunta realizada na sexta-feira, o embaixador chinês na Indonésia, Lu Kang, disse: “A China e a Indonésia têm aprofundado a colaboração em pesquisa em ciências marinhas nos últimos anos. Espero que os cientistas de nossos dois países possam alcançar mais resultados de pesquisa de alta qualidade no futuro e contribuir para a economia azul e o desenvolvimento sustentável”.
Luhut Binsar Pandjaitan, ministro coordenador de assuntos marítimos e investimentos da Indonésia, disse que a expedição conjunta abriu um novo capítulo para que os dois países fortaleçam a cooperação marítima. Ele espera que os dois países ampliem ainda mais a cooperação científica e cultivem mais cientistas e engenheiros para a Indonésia.