Beijing – A Administração Nacional de Seguridade de Saúde anunciou nesta segunda-feira que a cobertura do seguro médico básico da China está estabilizada em mais de 95% e que a qualidade do sistema tem melhorado continuamente.
Dados da administração mostram que, de 2003 a 2023, a contribuição do governo para o seguro médico básico para residentes rurais e para urbanos não trabalhadores aumentou mais rapidamente do que a parte pessoal, o que oferece mais apoio para famílias de baixa renda e outras pessoas necessitadas.
Especificamente, se um residente comum estiver segurado continuamente de 2003 a 2023, a contribuição individual será de 2.640 yuans (US$ 371,9), representando cerca de 30% do prêmio total.
Ao longo dos anos, 744 medicamentos foram adicionados ao catálogo de seguros médicos, e mais de 80% dos medicamentos inovadores podem ser incluídos dentro de dois anos após a entrada no mercado.
Atualmente, a taxa de reembolso para contas médicas de internação cobertas por seguro médico básico para residentes rurais e para urbanos não trabalhadores é de cerca de 70%.
Em 2023, os indivíduos pagaram 349,7 bilhões de yuans do prêmio total do seguro médico básico para residentes rurais e para urbanos não trabalhadores, enquanto o subsídio do governo foi de quase 697,8 bilhões de yuans.
No relatório de trabalho do governo deste ano, o governo se comprometeu a melhorar os serviços médicos com um método centrado no paciente.