Beijing – O Fórum Boao para a Ásia (BFA) revelou a agenda de sua conferência anual de 2024, programada para ser realizada de 26 a 29 de março na cidade turística de Boao, Província de Hainan, no sul da China.
A conferência deste ano inclui a coletiva de imprensa da Conferência Anual 2024 do BFA, agendada para 26 de março, uma série de painéis de discussão e outros eventos apenas para convidados, como mesas redondas e diálogos de CEOs. A plenária de abertura está marcada para o dia 28 de março, de acordo com a agenda publicada no site do BFA.
Os painéis de discussão, em particular, cobrirão uma ampla gama de tópicos, incluindo aqueles com foco na Ásia, como o investimento na Ásia, o aprofundamento da cooperação financeira na Ásia e os esforços para transformar a Ásia em um centro de crescimento.
Os tópicos focados na Ásia deliberarão sobre aumentar a confiança dos investidores, melhorar o ecossistema de investimento e aumentar a atratividade para o investimento estrangeiro, avançar a cooperação financeira na Ásia para impulsionar a economia real e fortalecer a cooperação das cadeias industriais e de suprimentos entre as nações asiáticas.
A agenda também organiza discussões sobre temas como inteligência artificial (IA), o futuro dos veículos de nova energia e a cooperação do Cinturão e Rota de alta qualidade, com palestrantes que devem discutir quando e onde está o momento de avanço da revolução tecnológica, as mudanças trazidas pelo AIGC para a economia e o estilo de vida da humanidade, os riscos que traz e a governança global de IA.
Um painel de discussão sobre a ascensão dos veículos de nova energia está incluído na agenda durante a conferência deste ano, realizada na província insular de Hainan. A província anunciou em 2022 um plano para proibir a venda de todos os veículos a combustão até 2030, tornando-se a primeira província da China a declarar tal plano, em seu esforço por uma transição rumo à energia limpa.
Durante o painel de discussão sobre o futuro desses veículos, espera-se que os palestrantes compartilhem pensamentos e ideias sobre como a revolução energética e a revolução automotiva podem se promover melhor mutuamente e como a feroz competição internacional moldará o futuro do setor.
Em relação aos resultados frutíferos da Iniciativa Cinturão e Rota no aprofundamento da conectividade de infraestrutura, tecnologia, padrões, regras e operações na última década, os palestrantes deliberarão sobre como construir conjuntamente a “Rota da Seda Digital” nos esforços para fortalecer a cooperação em áreas como inovação tecnológica e economia digital.
De acordo com a agenda, os painéis de discussão também abordarão outros tópicos maiores, como o enfrentamento da fragmentação no comércio global, a perspectiva geopolítica global, as perspectivas econômicas globais, a Iniciativa de Segurança Global para enfrentar os desafios de segurança e a promoção da paz mundial e a superação dos obstáculos políticos para enfrentar a crise climática e acelerar a ação climática global.
Com o propósito fundador de promover a integração econômica na Ásia, a missão do BFA é reunir energia positiva para o desenvolvimento da Ásia e do mundo.
O BFA anunciou anteriormente o tema da conferência deste ano, “Ásia e Mundo: Desafios Comuns, Responsabilidades Compartilhadas”. O secretário-geral do BFA, Li Baodong, disse que buscar a paz, procurar o desenvolvimento e promover a cooperação continuam sendo as aspirações dominantes e compartilhadas da comunidade internacional.
Observando que as nações devem enfrentar coletivamente vários desafios globais e assumir conjuntamente a responsabilidade de promover a paz e a prosperidade, Li disse que o BFA espera apelar às nações para reforçar a unidade e a cooperação, reconstruir a convicção e a confiança e promover coletivamente a paz e o desenvolvimento.