Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Observatório Econômico: China promove atualização de equipamentos e substituição de bens de consumo em grande escala para criar mercado de trilhões de yuans

(240206) -- HEFEI, Feb. 6, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on Oct. 11, 2023 shows the NIO Second Advanced Manufacturing Base in Hefei, east China's Anhui Province. The NIO Second Advanced Manufacturing Base is a digital intelligent factory with workshops such as stamping, car body, painting and final assembly. It adopts various cutting-edge technologies such as intelligent manufacturing management system, the "Magic Cube" vehicle access platform, and automated assembly island. The base breaks through the limitations of traditional mass production and personalized customization, achieves efficient and flexible production, and can meet users' needs for personalized ordering of new energy vehicles (NEVs). (Xinhua)

Beijing – A China prometeu uma nova rodada de atualização de equipamentos e substituição de bens de consumo em grande escala, como parte de seus esforços para impulsionar a demanda interna e apoiar o crescimento econômico contínuo neste ano.

   Um plano de ação divulgado pelo Conselho de Estado no início deste mês diz que a China visa aumentar seu investimento em equipamentos para indústria, agricultura, construção, transporte, educação, cultura, turismo e assistência médica em pelo menos 25% até 2027, em comparação a 2023.

   Até 2027, o volume de reciclagem de veículos sucateados deve aproximadamente dobrar em relação ao nível de 2023, enquanto as transações de carros usados aumentarão em 45%, afirma o plano. Além disso, a reciclagem de eletrodomésticos usados aumentará 30% até 2027 em comparação com 2023, de acordo com o plano.

   O plano especifica 20 tarefas-chave em cinco setores, nomeadamente a renovação de equipamentos, a substituição de bens de consumo, a reciclagem de bens usados, a elevação de padrões e o reforço de políticas, assim como o apoio fiscal e financeiro.

   Como um grande país manufatureiro promovendo uma nova industrialização, a demanda da China por equipamentos avançados e atualizações de equipamentos continua a crescer, segundo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), o principal órgão do planejamento econômico do país.

   Estimativas iniciais mostram que as atualizações de equipamentos poderiam criar um enorme mercado com uma escala anual de mais de 5 trilhões de yuans (US$ 704,19 bilhões), disse a CNDR.

   De acordo com o plano de ação, serão feitos esforços para promover a atualização de equipamentos nas direções de conservação de energia e redução de emissões, emissões ultrabaixas, produção segura, transformação digital e atualização inteligente, o que é propício para promover a indústria de ponta, verde e inteligente e expandir ainda mais o investimento efetivo.

   Como um país populoso, os enormes mercados de automóveis, eletrodomésticos e outros bens duráveis da China levam a um potencial de mercado promissor em termos de substituição de bens de consumo.

   A expansão contínua do mercado e a atualização da demanda do consumidor abrirão mais oportunidades de desenvolvimento para as empresas, impulsionarão o rápido desenvolvimento de indústrias relacionadas e promoverão a atualização do sistema econômico, disse a CNDR.

   Além disso, a substituição de bens de consumo tornará os bens de consumo duráveis de alta qualidade mais acessíveis para os residentes e atenderá às necessidades diversificadas dos consumidores, acrescentou a entidade.

   Dados oficiais mostram que o número total de eletrodomésticos na China atualmente ultrapassa 3 bilhões de unidades, enquanto somente em 2023 mais de 200 milhões de unidades de eletrodomésticos foram descartadas no país. Estima-se que as vendas totais de automóveis da China ultrapassem 31 milhões de unidades em 2024, e a demanda pela substituição representará cerca de 44% desse total.

   Espera-se que a atualização de automóveis e eletrodomésticos crie um mercado de trilhões de yuans, de acordo com a CNDR.

Sair da versão mobile