Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Exposição fotográfica em Nairóbi destaca cooperação China-África no âmbito da ICR

Nairóbi – Uma exposição fotográfica destacando as conquistas da cooperação China-África no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) foi inaugurada na sexta-feira em Nairóbi, capital do Quênia.

Organizada pelo Serviço de Informações Econômicas da China, pela Agência Regional Africana da Agência de Notícias Xinhua, pelo Portal do Cinturão e Rota e pela China Communications Construction Company Limited, a exposição acontece no terminal de Nairóbi da Ferrovia de Bitola Padrão Mombasa-Nairóbi (SGR) financiada pela China por um mês, com mais de 30 fotografias mostrando os resultados da cooperação China-África.

Sob o tema “Montanhas e oceanos não podem distanciar pessoas com as mesmas aspirações”, a exposição pretende mostrar os benefícios da cooperação China-África em vários setores. Descreve vividamente o impacto positivo desta colaboração no âmbito da ICR na vida dos cidadãos locais.

Os dignitários presentes no lançamento da exposição incluíram Xu Jianping, diretor-geral do Departamento de Abertura Regional da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, altos funcionários quenianos, acadêmicos e executivos da operadora SGR. Xu elogiou a cooperação prática entre a China e a África, particularmente na construção de infraestruturas, no desenvolvimento de talentos e no setor da saúde.

A cooperação teve papel significativo na promoção dos intercâmbios interpessoais, na promoção do crescimento empresarial e na contribuição para as economias da China e dos países africanos, disse ele.

Mencionando que a cooperação bem sucedida no âmbito da ICR virou um modelo para a cooperação Sul-Sul, Xu disse que a China está disposta a trabalhar com os países da África para transformar gradualmente as necessidades dos países participantes na Iniciativa do Cinturão e Rota em realidade através dos esforços conjuntos de governos, empresas e pessoas de todas as esferas da vida.

Philip Mainga, diretor-geral da Kenya Railways Corporation, disse que a exposição fotográfica mostrará a contribuição da China para a modernização econômica do Quênia.

“A ICR transformou o Quênia e o continente africano”, disse Mainga, apontando para os projetos de infraestruturas construídos pela China que melhoraram a conectividade e injetaram vitalidade na economia local. “A ICR tem sido um projeto de sucesso no Quênia. Vimos muitas melhorias nas nossas infraestruturas através da ICR, aumentando a conectividade em nossas cidades e aldeias”, disse ele.

Wang Lijun, presidente da China Road and Bridge Corporation, disse que os investimentos em projetos de infraestruturas modernas na África revitalizaram a amizade sino-africana e o desenvolvimento sustentável no continente.

Sair da versão mobile