Adis Abeba – Uma delegação de acadêmicos e autoridades chinesas elogiou na quinta-feira a sede do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África), construído na Etiópia pela China, como uma manifestação vívida da cooperação China-África sob a Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR).
Isso ocorreu quando uma delegação chinesa, composta por acadêmicos da Universidade Normal de Beijing, funcionários do governo chinês e outras partes interessadas, visitou a sede do CDC África no subúrbio ao sul de Adis Abeba, a capital da Etiópia.
A sede do CDC África construída pela China, que é considerada um projeto emblemático na cooperação de saúde pública China-África, foi oficialmente inaugurada em Adis Abeba em janeiro de 2023. Em novembro do mesmo ano, o CDC África também revelou um laboratório de referência auxiliado pela China na sua base.
Quando o CDC África comemorou recentemente seu sétimo aniversário, o diretor-geral do CDC África, Jean Kaseya, elogiou o apoio da China ao permitir que a agência cumpra seu papel através do reforço de habilidades e do apoio técnico.
Falando recentemente à Xinhua, Kaseya disse que o projeto da sede terá um papel essencial na melhoria da saúde pública na África.
“Esse edifício (a nova sede do CDC África) e o laboratório estão fazendo com que a África e o CDC África operem a outro nível. Graças à cooperação com a China, estamos avançando mais um passo”, disse Kaseya.