Lisboa – O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na noite desta quarta-feira a nomeação de Luís Montenegro, líder do Partido Social Democrata (PSD), como novo primeiro-ministro do país, após deliberações políticas sobre a formação de um novo governo.
“Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática (AD) vencido as eleições em mandatos e em votos… o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro”, refere em comunicado divulgado no site da Presidência da República.
A AD de Montenegro venceu o atual Partido Socialista (PS) nas eleições de 10 de março, mas conquistou apenas 80 assentos, muito menos da maioria no parlamento de 230 assentos. O Partido Socialista conquistou 78 assentos.
O novo governo está programado para assumir o cargo em 2 de abril.
A carreira política de Montenegro começou no início dos anos 2000, quando ele se filiou ao PSD. Ele subiu rapidamente na hierarquia, ocupando vários cargos dentro do partido. Em 2011, foi eleito para o Parlamento da República como deputado que representa Aveiro, cidade localizada na costa do Oceano Atlântico.