Macau – O primeiro Festival Internacional de Comédia de Macau começou na segunda-feira com vários filmes de comédia e peças de teatro de múltiplas culturas prontos para o público.
Cinco peças e nove filmes participaram do festival, incluindo “A Comedy of Operas” da Espanha, “A Dance Tribute to the Art of Football” da Noruega, “The Crazy Happy Version of ‘Liaozhai'” da parte continental chinesa, “Luxemburgo, Luxemburgo” da Ucrânia e outros.
A Diretora do Instituto Cultural do governo da Região Administrativa Especial de Macau, Leong Wai Man, disse na cerimônia de abertura que Macau é uma cidade moderna com profundas heranças culturais chinesas e integração cultural diversificada.
Através da forma de arte universalmente amada da comédia, este festival contará ao mundo histórias de otimismo, confiança, abertura e inclusão da nação chinesa, acrescentou ela.
A comédia é sofisticada de uma forma que não só faz as pessoas rirem, mas também as leva a refletir sobre a natureza humana e os fenômenos sociais e, ao mesmo tempo, encoraja todos a desfrutarem da felicidade presente, disse o renomado diretor Zhang Yimou num diálogo acompanhado por outros diretores e artistas de cinema chineses Ning Hao, Shen Teng e Ma Li.
Macau serve como uma excelente janela não só para a Grande Baía, mas também para a Ásia e até para o mundo, disse Zhang.
Ma disse que, embora a criação às vezes seja dolorosa, ser capaz de fazer comédia traz grande felicidade, expressando sua vontade de apoiar mais talentos na indústria.
O festival, programado para 11 a 18 de março, foi coorganizado pela produtora de comédia chinesa Mahua FunAge e pela empresa de comunicação cultural Beijing Damai.