Shijiazhuang – Até o final de fevereiro, 276 espécies de aves selvagens foram avistadas no Lago Baiyangdian, uma importante área úmida no norte da China, segundo as autoridades locais.
O número aumentou em 70 desde a criação, em 2017, da Nova Área de Xiong’an, onde o lago está localizado, de acordo com o departamento de recursos naturais e planejamento da área.
Das 276 espécies de aves silvestres, 12 estão sob proteção nacional de primeira classe, incluindo o pochard de Baer e a abetarda-comum. A zona úmida também tem 48 espécies sob proteção nacional de segunda classe, incluindo o cisne-bravo.
Tian Yongchang, que trabalha no departamento de recursos naturais do distrito de Anxin, na Nova Área de Xiong’an, disse que nove habitats de aves foram designados na zona úmida para proteger as aves de maneira melhorada. Também foi erguida sinalização e instalado um sistema inteligente de monitoramento de habitats.
Um modelo de gestão que incorpora departamentos governamentais, associações não governamentais e voluntários também foi adotado para mobilizar mais pessoas a participar do trabalho de proteção das aves, disse Tian.
Graças a esses esforços conjuntos, os pochards de Baer foram vistos em Baiyangdian pela primeira vez em 2018. E em julho de 2022, as aves foram observadas chocando no lago pela primeira vez, o que significa que o lago se tornou uma área de reprodução para a espécie.
“As aves em Baiyangdian não estão apenas aumentando em termos de população, mas também em termos de espécies. As aparições de aves raras significam que a diversidade e a estabilidade do ecossistema de Baiyangdian foram consolidadas significativamente”, disse Tian.