Beijing – As pequenas e médias empresas (PMEs) da China relataram uma melhora no desempenho dos negócios em janeiro, mostrou um índice do setor divulgado nesta quarta-feira.
O Índice de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas, baseado em uma pesquisa com 3 mil PMEs de oito grandes indústrias, ficou em 89,2 no mês passado, ante os 89 do mês anterior e acima da leitura de um ano antes, informou a Associação Chinesa de Pequenas e Médias Empresas.
O aumento foi resultado da aceleração da produção no início do ano e do aquecimento da demanda do consumidor antes da Festa da Primavera, observou a associação em relatório.
A intensificação das políticas pró-crescimento reforçou a confiança das empresas no futuro. O subíndice que mede a confiança das PMEs na macroeconomia situou-se em 98,8, contra 98,5 no mês anterior.
A recuperação da demanda interna antes da festa ajudou a aumentar o subíndice de vitalidade do mercado para 81,2, a partir dos 80,8 um mês antes, de acordo com o documento.
Apesar da melhoria da demanda do mercado e das vendas, as PMEs continuam a enfrentar custos elevados, observa o levantamento.
O índice contém vários subíndices para avaliar os desempenhos e as expectativas das PMEs. Uma leitura acima de 100 reflete tendência de alta nos negócios, enquanto abaixo, indica vitalidade prejudicada.