Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quinta-feira que a China e Portugal vêm defendendo a ideia de respeito mútuo, abertura e inclusão desde que os seus laços diplomáticos foram estabelecidos há 45 anos, demonstrando vividamente a forma certa de os países se darem bem.
Xi fez as declarações ao trocar felicitações com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo 45º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.
A China e Portugal resolveram adequadamente a questão de Macau através da consulta amigável e fizeram um balanço da situação para estabelecer a parceria estratégica abrangente, disse Xi.
Xi também disse que os dois lados lidaram conjuntamente com a crise financeira global e os desafios de saúde pública, expandiram a cooperação mutuamente benéfica entre suas empresas, trabalharam juntos para fortalecer a cooperação do Cinturão e Rota e o desenvolvimento das relações China-UE e defenderam o multilateralismo.
Salientando que considera altamente o desenvolvimento das relações China-Portugal, Xi disse estar pronto para trabalhar com Rebelo de Sousa para definir o rumo de uma parceria estratégica abrangente China-Portugal cada vez mais profunda, beneficiar melhor os dois povos, promover um desenvolvimento saudável e estável das relações China-UE e contribuir para a paz, a estabilidade e a prosperidade do mundo.
Por seu lado, Rebelo de Sousa disse que, apesar da longa distância, Portugal e a China têm sempre se dado bem e mantido intercâmbios amigáveis nos domínios político, econômico, cultural, social e outros.
Salientando que os laços bilaterais têm vindo a prosperar desde o estabelecimento das relações diplomáticas, Rebelo de Sousa disse que os dois países têm alcançado com sucesso a transferência suave de Macau, trabalhado em conjunto para impulsionar o desenvolvimento do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e realizado ativamente a cooperação multilateral.
Portugal está pronto para fazer esforços conjuntos com a China para levar por diante a amizade bilateral e promover um maior desenvolvimento das relações bilaterais, acrescentou.