Beijing – O índice de preços ao produtor (IPP) da China, que mede os custos dos produtos na porta da fábrica, caiu 2,5% ano a ano em janeiro de 2024, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quinta-feira.
A queda diminuiu em relação à queda de 2,7% em dezembro. Na base mensal, o IPP de janeiro caiu 0,2%, mostraram os dados.
“Devido a fatores como oscilações nos preços internacionais das commodities e a entrada de algumas indústrias domésticas na entressafra, o IPP caiu em janeiro. No entanto, as quedas ano a ano e mês a mês reduziram”, disse a estatística do DNE, Dong Lijuan.
Os preços dos meios de produção caíram 0,2% na comparação mensal, contribuindo com 0,17 ponto percentual para a queda geral do IPP mensal de janeiro, mostraram dados do DNE.
Entre as principais indústrias, o IPP da indústria de extração de petróleo e gás caiu 0,8% mês a mês, enquanto o setor de processamento de petróleo, carvão e outros combustíveis caiu 1,7% em relação ao mês anterior.
O IPP da indústria de mineração e lavagem de carvão subiu 0,1% mês a mês devido ao aumento da demanda por aquecimento em algumas regiões.
O índice de preços ao consumidor da China, principal indicador de inflação, subiu 0,3% mês a mês em janeiro de 2024, mostraram dados do DNE.