Rangum – O Centro Cultural da China no centro comercial de Rangum, em Mianmar, adornado com decorações culturais vermelhas vibrantes, foi movimentado neste domingo (4) com visitantes que aproveitaram a Festa da Primavera do Ano do Dragão.
Phoo Pwint Khine, de 32 anos, disse: “Esta é a primeira vez que participo de um evento de celebração do Ano Novo no centro cultural. Estou vivenciando sua cultura tradicional e admirando seus trabalhos de caligrafia e corte de papel”.
“Vim aqui a convite de meu professor de chinês. Estou aprendendo chinês há mais de três anos”, disse ela.
“Esse tipo de evento serve como uma plataforma para promover a amizade entre os dois países”, disse a moradora de Mianmar à Xinhua no domingo.
“Gosto das danças do dragão e das canções chinesas, especialmente aquelas acompanhadas pela cítara chinesa”, disse ela, acrescentando que, apesar de não ser chinesa, participou das celebrações da Festa da Primavera com seus amigos chineses nos últimos anos.
Zeyar Naing, de 15 anos, um garoto chinês da região de Bago, expressou seu entusiasmo em participar das comemorações da Festa da Primavera em Rangum com seu irmão mais velho.
“É a primeira vez que participo de uma comemoração de Ano Novo no centro cultural. No entanto, já participei anteriormente das comemorações em minha cidade natal, Thone Sal”, disse ele.
“As apresentações de dança do dragão são as coisas de que mais gosto nas comemorações da Festa da Primavera”, disse ele. “Também gosto das tradições, como receber envelopes vermelhos e o jantar de Ano Novo.”
“Tive muita experiência cultural ao participar do evento”, disse ele, acrescentando que compartilhará essa experiência com seus amigos.
Thet Htar San, uma menina de oito anos que entreteve os visitantes com apresentações de Wushu durante o evento, disse: “Estou na segunda série. Minha professora me trouxe aqui”.
“Estou feliz. Também brinquei com brinquedos e gostei de passear com meus amigos”, disse à Xinhua a menina de Mianmar em um vestido tradicional chinês.
O evento da Festa da Primavera, organizado pela Embaixada da China em Mianmar no Centro Cultural da China em Rangum, foi adornado com lanternas vermelhas, dísticos e trabalhos de vários estilos de caligrafia chinesa.
Chen Hai, embaixador da China em Mianmar, disse que o evento Feliz Ano Novo Chinês serve como uma plataforma para amigos da China e do mundo celebrarem festivais tradicionais e compartilharem a cultura chinesa.
No evento, o ministro-chefe da região de Rangum, U Soe Thein, desejou felicidade e paz aos chineses residentes em Mianmar, bem como aos cidadãos chineses na China e em todo o mundo, nesta ocasião do Ano Novo Chinês.
O evento, que incluiu um bazar da Festa da Primavera, pintar os olhos de dragão, apresentações de dança tradicional de Mianmar, apresentações de dança do dragão e do leão, apresentações de Wushu e estandes culturais, entre outras atividades, atraiu mais de 200 pessoas.
O Ano Novo Lunar Chinês de 2024, o Ano do Dragão, cai em 10 de fevereiro.